Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

"Em busca do destino" chega ao fim como começou

Detalhe da montagem da exposição.<br>Foto: Gal Oppido
Detalhe da montagem da exposição.
Foto: Gal Oppido

Exposição “Em busca do destino”, no Sesc Pinheiros, chega ao fim como começou: convidado o público a ressignificá-la. Por meio da intervenção “Entre () Linhas”, lambe-lambes e painéis serão criados a partir da reutilização de materiais empregados nas instalações da artista japonesa Chiharu Shiota.

A mostra “Em busca do destino” - primeira exibição dos trabalhos da artista japonesa Chiharu Shiota na América Latina - encerrará seu ciclo no Sesc Pinheiros com a intervenção poética “Entre () Linhas”. Nela, o Coletivo Meio Fio propõe a criação de lambe-lambes e de pequenos painéis de string art (técnica de desenho com linhas) a partir de dois materiais: fotografias do bairro de Pinheiros, a serem registradas pelos participantes, e as centenas de quilômetros de fios de lã utilizados no processo de montagem da exposição.

A ação busca estimular reflexões acerca de temas como espacialidade, memória, afetividade e representatividade, candentes na obra de Chiharu Shiota, e dialogam com o contexto em que a exposição se desenvolveu: as centenas de sapatos usados e as milhares de cartas com mensagens de agradecimento empregadas pela artista na confecção de suas instalações foram reunidas em intervenções, oficinas e ocupações realizadas ao longo de dois meses (julho e agosto de 2015) nos arredores da unidade, em locais como o Largo da Batata e a Rua dos Pinheiros.

A intervenção “Entre () Linhas” será realizada em duas etapas:

Na primeira, será oferecida, nos dias 16 e 17 de janeiro, uma oficina de demonstração da técnica de string art , seguida de visita aos arredores de Pinheiros, onde os participantes fotografarão, com seus próprios dispositivos (câmeras ou celulares), cenas do cotidiano e da paisagem da região. O material captado será impresso e servirá de base para a construção de pequenos painéis, confeccionados a partir de reflexões – estimuladas pelos artistas urbanos do Coletivo Meio Fio, que orientarão a oficina – quanto às infinitas possibilidades de construção de novas narrativas sobre a cidade.

Já na segunda etapa, nos dias 23 e 24 de janeiro, diversos lambe-lambes produzidos com fotografias desses painéis serão distribuídos nos locais inicialmente captados, provocando um diálogo entre matéria-prima, representação e representatividade.

As inscrições ocorrem no próprio espaço expositivo. Saiba mais clicando aqui.

 

Relembre o processo de montagem da exposição "Em Busca do Destino", aberta para visitação no Sesc Pinheiros até domingo, dia 10 de janeiro de 2016.