Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Omar Ba e os muros que dividem os povos

Entrevistamos o artista senegalês presente na exposição 'Aqui África' do Sesc Belenzinho

O imponente muro preto que atravessa o galpão do Sesc Belenzinho chama a atenção de quem passa pela exposição Aqui África. Trata-se uma das instalações do artista senegalês Omar Ba que, ao lado de outros doze artistas, representa a África contemporânea

O jovem pintor, que vive atualmente na Suíça, é bacharel em artes na École Nationale des Beaux Arts de Dakar, e possui dois mestrados: um na École Supérieure des Beaux Arts de Genebra e outro em Sierre. As pinturas de Ba apresentam um mundo colorido, em que a ordem das coisas conforme percebemos no mundo visível é virada de cabeça para baixo. Suas imagens imaginativas e pessoais fundem metáforas íntimas e símbolos ancestrais, refletindo a crença animista segundo a qual toda forma vegetal, animal e humana possui uma alma.

Entre uma montagem e outra, nas semanas anteriores à abertura da exposição, conversamos com o artista sobre seu trabalho, as analogias usadas, e como acontecimentos políticos influenciam em suas obras. O vídeo está no player abaixo:

 

 
o que: Aqui África
quando:

Até 28 de fevereiro |Terça a sexta, das 13h às 21h, sábados, domingos e feriados das 11h às 19h

onde:

Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1000 | 11 2076-9700

ingressos:

Grátis