Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SP462: Festa no Parque Dom Pedro

Skyline do centro antigo de São Paulo. Foto: Carol Araujo
Skyline do centro antigo de São Paulo. Foto: Carol Araujo

São Paulo é reconhecida mundialmente por reunir um grande número de eventos gratuitos em arte e cultura. Este ano a Ocupação Sesc Pq Dom Pedro II vem endossando essa estatística ao oferecer programação grátis e livre em diversas áreas de expressão como música, teatro, artes visuais, literatura, dança, cultura digital, esportes e muito mais!

Perto do aniversário da queridinha da América Latina¹ podemos encontrar bem mais de 462 razões para comemorar sua existência, mas aqui vamos sugerir 5 ótimos motivos para celebrar a Paulicéia conosco:

 

Vai-Vai




















 

Em um show que reúne bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, a Escola de Samba tradicional do bairro do Bixiga vem ao palco no dia 25, às 17h. A agremiação mais premiada da cidade e campeã do carnaval de 2015 vem à Ocupação aquecer os tambores para o desfile deste ano, que trará a França como tema.

 

Reinaldo e Dudu Nobre

Reinaldo é príncipe do pagode não à toa. Carioca de Cavalcanti, chegou na cena do samba paulista há 30 anos, trazendo a cultura dos pagodes de fundo de quintal e as rodas de samba raiz. O intérprete tem 16 trabalhos concluídos, entre CD's, LP's e DVD's. Admirado por muitos sambistas, Reinaldo canta com Dudu Nobre na segunda-feira de aniversário (25/01) às 18h. Presente duplo para a cidade que é também conhecida como o berço do samba.

 

O reggae de Planta & Raiz

Quem nunca desejou se banhar na queda de uma cachoeira entre uma semana e outra de trabalho? A banda paulistana está na cena “regueira” há mais 13 anos, sempre transmitindo mensagens positivas, de paz e amor à natureza. Planta & Raiz faz show no domingo, dia 24, trazendo sua energia inconfundível de praia e lual para a Ocupação. Afinal de contas, grande parte dos paulistanos também acha que a melhor coisa é poder viajar para se livrar do stress de cidade grande.

 

Vivência de Beisebol


São Paulo e a terra do Tio Sam têm lá suas afinidades. Na vivência de um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, crianças e adultos podem arriscar arremessos e rebatidas, além de aprender alguns fundamentos básicos em um espaço preparado para a simulação do jogo. A atividade acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro, sendo que no sábado teremos a presença de Paulo Orlando, atleta do Kansas City Royals, campeão do World Series 2015.

 

A vista de São Paulo

Não tem como terminar esta lista sem falar do panorama que o espaço oferece. A vista 360º inclui a construção singular do Mercado Municipal, o conjunto de arranha-céus da zona central como o Edifício Martinelli, os prédios do Banespa e do Banco do Brasil, o castelinho do Catavento Cultural e as casas coloridas da zona cerealista do Brás. Para quem curte arquitetura, o skyline é de tirar o fôlego! A mistura urbana paulistana do clássico, moderno e periférico se encaixam nas palavras de Caetano: a poesia concreta de suas esquinas e a deselegância discreta que só a menina de 462 anos sabe ter².


1. São Paulo é reconhecida pelo Civil Service College de Cingapura e Chapman University  (2014) como a cidade mais influente da América Latina.

2. Caetano Veloso em homenagem à cidade com a composição da música Sampa.

 

Mais SP462: Confira aqui um guia com os destaques da programação musical do Sesc em São Paulo no aniversário da cidade