Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O ano só começa depois do carnaval?

Foliei Festariô é um dos destaques do Carnaval<br>Foto: Gil Grossi
Foliei Festariô é um dos destaques do Carnaval
Foto: Gil Grossi

O ano só começa depois do carnaval? Não é bem assim. No Sesc São José dos Campos, um ano mal termina e já está tudo pronto para receber o público novamente. E para toda a equipe é essa continuidade, temperada com as novidades propostas a cada nova atividade, que traz sentido ao trabalho todos os dias do ano.

Dessa forma, depois da programação de férias de janeiro que veio cheia de novidades, em fevereiro a unidade apresenta um leque de atividades pensadas para todos os públicos, a começar pelo Carnaval, com uma programação para toda a família, com muita música, dança, teatro e oficinas de adereços.

Os destaques da música ficam para Wilson Simoninha e Jair Oliveira no sábado de carnaval e Paula Lima no domingo. Lá no finalzinho do mês ainda tem o novo trabalho do cantor Siba, considerado um dos 10 melhores de todo o ano de 2015.

Ainda para toda a família aproveitar, neste mês haverá uma atividade chamada Desenho desafio: você já tentou desenhar com uma caneta presa à sua cabeça? Esse é apenas um dos desafios preparados. E para aqueles que preferem emoções mais fortes, que tal uma visita ao serpentário do Instituto Butantan? Em fevereiro estarão abertas as inscrições para o passeio Ciências, cobras e lagartos, uma atividade do Turismo Social que passará também pelo Catavento Cultural e Educacional, um grande museu de ciências inaugurado em 2009, no antigo prédio do Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo.

E para o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo com filhos em idade entre 7 e 11 anos, estão acontecendo as inscrições do Curumim, um programa sócioeducativo de educação não formal que propõe a convivência e a integração social, utilizando a ludicidade como estratégia de educação. As inscrições para esse programa estão abertas até o final deste mês.

Acompanhe a programação e venha curtir seu tempo livre no Sesc São José dos Campos. É sempre um prazer recebê-los!

Baixe o guia da programação de fevereiro do Sesc São José dos Campos

 

Folia

A origem desta palavra está intimamente ligada às tradições religiosas portuguesas, uma herança histórica da colonização brasileira. Diz-se folia de uma dança veloz ao som de pandeiros, uma festa alegre e ruidosa, assim como dos folguedos populares.

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu Carnaval, uma das maiores folias a céu aberto do mundo. Tendo sofrido influências europeias, principalmente por parte da França e da Itália com seus bailes de máscaras, logo foram incorporadas ao carnaval brasileiro figuras como rei momo, pierrô e colombina. Mesmo diante de variadas influências, essa festa popular mantém sua espontaneidade e apropriações do folclore regional.

Também as folias estão presentes em outras festividades brasileiras, como a Folia de Reis: uma manifestação cultural religiosa praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos três reis magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do prometido messias para prestar-lhe homenagens. Essas festividades ocorrem inclusive antes do carnaval, entre os períodos de natal e ano novo.