Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

ARTE DE VESTIR

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INCENTIVA REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA MODA E APRESENTA TEORIA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

Durante o mês de janeiro, o Sesc Pompeia ofereceu a programação especial Pano pra Manga - Criando Moda nas Oficinas de Criatividade , com cerca de 60 minicursos e oficinas sobre moda. Voltadas para o público em geral, as atividades tiveram como proposta o exercício da livre criação, a partir do conceito do “faça você mesmo”. Com foco no entendimento da roupa como veículo de expressão pessoal, os cursos abordaram temas como costura, desenho, crochê, modelagem, estamparia, upcycling, história da moda, moulage e joalheria, entre outros.

Dividido em grupos temáticos (Moda e Seus Contextos; Fios, Linhas e Agulhas; Moda em Coletivo; Pé na Máquina; Pré-Roupa: do Papel ao Cabide; Velha Roupa Nova; Pós-Roupa; Acessórios, Adereços e Afins; e Estamparia e Tingimento), o projeto contou com curadoria da equipe da unidade e consultoria de Simone Mina, professora do curso de graduação em Moda da Faculdade Santa Marcelina.

Segundo a supervisora das oficinas de criatividade do Sesc Pompeia, Cibele Camachi, a escolha dos profissionais e ministrantes dos cursos levou em conta a originalidade no olhar em relação à moda: “O processo de produção e criação das roupas e acessórios muitas vezes se afasta de seus consumidores finais, minimizando oportunidades de interferência de modo mais ativo nas peças que irão compor seu vestuário. Quisemos trazer profissionais criativos, inquietos e que buscam uma outra abordagem de estilo, elaborando peças essencialmente autorais e artesanais”, afirma.

Entre outros temas, os minicursos e oficinas abordaram a história da indumentária e da moda no Brasil, o papel reivindicativo da roupa, sustentabilidade, empreendedorismo e técnicas de modelagem, renda de bilro, joias têxteis, chapelaria, estamparia e customização. Além disso, a programação contou com ateliês para a família, nos quais crianças e adultos puderam compartilhar experiências lúdicas envolvendo técnicas dos ateliês de arte, como desenho, bordado e costura.

“A programação foi pensada para um público amplo e diverso, familiarizado ou não com os processos da moda, e abordou técnicas características da produção de roupas e acessórios, como costura, bordado e crochê, entendendo a moda como uma linguagem artística”, comenta Cibele.

“A programação foi pensada para um público amplo e diverso, e abordou técnicas características da produção de roupas e acessórios, entendendo a moda como uma linguagem artística”

Cibele Camachi, supervisora das oficinas de criatividade do Sesc Pompeia.

Clique aqui e confira a programação.

 

ENTRE O POPULAR E O ERUDITO

De 11 de janeiro a 5 de fevereiro, a programação A Música entre o Popular e o Erudito levou ao público do Sesc Consolação uma série de performances, cursos e exibições de filmes com o objetivo de aprofundar o interesse pelas composições clássicas e desmistificar seu status de música de difícil compreensão. O curso Diálogos Musicais entre Percussão Corporal e Erudita, por exemplo, propôs que os alunos transpusessem para o corpo as propriedades sonoras de instrumentos convencionais como castanholas e pandeiros. Entre as apresentações musicais, no dia 16 de janeiro a programação recebeu o show do pianista alemão Kai Schumacher (foto). Em primeira vinda ao Brasil, o músico mistura clássicos contemporâneos, techno, rock e jazz com piano acústico.

Confira no portal a programação.

 

CARNAVAL

De 6 a 9 de fevereiro, o Sesc Itaquera promove a programação Para Todos os Corpos, Carnaval!, que busca tratar o corpo como universo de experimentação e multiplicidade, mostrando que todos os corpos são bem-vindos. Estão programados espetáculos de teatro, dança, shows, contação de histórias, pintura corporal, yoga, meditação, gincanas e oficinas, entre outras atividades. No dia 9, das 14h às 15h, ocorre a performance Outros Corpos, Outros Carnavais: Baile da Shanawaara. Comandada pela personagem drag queen Shanawaara, a performance propõe marchinhas e vinhetas que desconstroem os padrões hegemônicos presentes no Carnaval.

Confira a programação de carnaval do Sesc Itaquera.

 

GERAÇÕES

Entre 11 de janeiro e 5 de fevereiro, as unidades do Sesc promoveram a convivência entre diferentes gerações no projeto Avós e Netos. Com oficinas, bate-papos, espetáculos e vivências, a programação buscou estimular o contato, a troca e a derrubada de mitos e preconceitos relacionados à idade. A partir de ações como brincadeiras, danças, música, culinária, cultivo de plantas e videogame, as atividades puderam integrar saberes e explorar o universo de sentimentos e valores da convivência entre avós e netos.

Conheça a programação completa no portal Sesc São Paulo.


RECONHECIMENTO

O Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia foi classificado pelo jornal inglês The Guardian como um dos dez edifícios de concreto mais belos do mundo. Na lista divulgada pelo site do jornal no dia 8 de janeiro, o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi aparece em sexto lugar, entre edificações como: o Panteão de Roma; a Unité D’Habitation de Marselha, de Le Corbusier; e a Pedreira, em Barcelona, de Gaudí. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural, o Sesc Pompeia foi projetado a partir da revitalização da antiga fábrica de tambores da Pompeia, na década de 1980, e é um dos marcos da arquitetura brasileira.

 

SESCTV

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, às 22h, o SescTV exibe o filme Os Náufragos do Louca Esperança, da francesa Ariane Mnouchkine, fundadora e diretora do Théâtre du Soleil. Exibido em duas partes, o filme é uma adaptação da peça teatral de mesmo nome, que rodou o mundo e esteve em 2011 no Sesc Belenzinho. A versão para cinema foi gravada na sede do Théâtre du Soleil, na França, e narra a história de cineastas que às vésperas da Primeira Guerra Mundial decidem filmar um longa sobre imigrantes que deixam o País de Gales rumo à Austrália e naufragam na região da Terra do Fogo, onde tentam criar uma comunidade socialista.

Confira o artigo na Conteudoteca.

 

“Buscar a simplicidade eu acho de uma importância, de uma beleza e de imenso serviço à obra do Shakespeare”

Thiago Lacerda, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O ator esteve no elenco das peças Macbeth e Medida por Medida, em cartaz de 6 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, no Sesc Vila Mariana.

 

“O Lira foi uma coisa da época, hoje não teria sentido. Não era uma época melhor. A época melhor é sempre agora, mas, naquele momento, a gente conseguiu o que conseguiu por uma insistência enorme, porque tudo conspirava contra”

Luiz Tatit, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O músico se apresentou em janeiro no Sesc Ipiranga, como parte da programação Lira Paulistana: 30 anos.