Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Carnaval pra quem gosta de samba

Foi no quintal de Tia Ciata que Donga se juntou a outros compositores para criar "Pelo Telefone". Assim, naquele quintal da Praça Onze, no Rio de Janeiro, nascia o samba - ou pelo menos a primeira gravação do gênero - em 1916.

100 anos depois, Carnaval! O abre-alas cumpre seu papel e deixa a avenida livre para a folia passar. Vale fantasia, confete, serpentina, respeito e diversão. Se não tiver o samba no pé, vale o sorriso no rosto. O bloco está na rua, e a programação do Sesc está cheia de marchinhas e outros batuques. Separamos os melhores enredos pra você escolher o seu grito. Mas tem feriado pra todo mundo, então, se você quer aproveitar a folga, mas ficar bem longe desse gênero musical centenário, pula direto pra cá


 

Centro


Dos Novos Baianos ao Axé Music e passando pela Lambada, o Sesc Consolação está no calor do baile pra fazer esquentar a sua cintura com os ritmos quentes que marcaram as décadas de 70, 80 e 90 no Brasil. Na Ocupação Sesc Parque Dom Pedro II, tem o suingue d'Os Opalas com Bebeto no domingo e o pessoal do Sandália de Prata na terça-feira.


A banda alagoana Figueroas se apresenta no Sesc Consolação
 

Leste

No Sesc Itaquera, tem carnaval para todos os corpos ultrapassando as barreiras de gênero, sexualidade, raça e classe. O corpo é o instrumento e o protagonista. O destaque da terça-feira gorda (9/2) é o Baile da Shanawaara, uma figura que você pode conhecer no player abaixo.


 

Sul


O Sesc Campo Limpo faz o baile completo. Você aprende a fazer máscaras, adereços, instrumentos musicais e ainda curte Thobias da Vai-Vai, Noca da Portela, Velha Guarda da Nenê da Vila Matilde e Baile de Marchinhas. Ainda na região sul da cidade, o Sesc Ipiranga faz um carnaval entre pífanos e rabecas, enquanto os bloquinho e blocões vêm da rua para o Sesc Vila Mariana. Em Santo Amaro. cortejos, oficinas e aulas abertas dão o tom do Carnavais, projeto que apresenta a riqueza criativa da festa.


A Banda Agora Vai se apresenta no Vila Mariana
A banda Agora Vai! se apresenta no Sesc Vila Mariana
 

Oeste


As marchinhas marcam presença nas alas do Sesc Pinheiros, seja no show performático encabeçado por Iara Rennó, ou no Carnaval Turbilhão de Maurício Pereira. Blocos, folguedos e espetáculos levam folias e alegrias ao Sesc Osasco, enquanto o Sesc Pompeia traz a folia para todos os ritmos e gingas.

Orquestra de Olinda se apresenta no Sesc Pompeia
Orquestra Contemporânea de Olinda estará no Sesc Pompeia


ABC

 
A maior festa popular do Brasil também contagia o ABC, com as oficinas e shows do Sesc São Caetano, e os sambas tradicionais e marchinhas no Sesc Santo André.
 

Interior e Litoral

Pra todo mundo dançar, do cortejo afro ao Maracatu, tem Carnaval no Sesc Campinas.
No Sesc Catanduva, até os esportes aquáticos entram na dança.
O bloco Ilú Obá de Min é um dos destaques da programação do Sesc Jundiaí.
O Sesc Piracicaba traz o melhor das marchinhas, com confete e serpentina.
Máscaras, selfies e maquiagem de zoombie. No Sesc Ribeirão Preto, você pode ser o que quiser.
Marchinhas, frevos, cocos e samba estão presentes na folia do Sesc Rio Preto.
Cinema, maracatu, marchinhas e palhaçada. Para garantir a diversão de todos, confete e serpentina estão liberados no Sesc São Carlos.
Paula Lima, Simoninha e Jair Oliveira são os destaques do Sesc São José dos Campos.
A cultura popular carnavalesca também está presente no Sesc Sorocaba.
O Sesc Taubaté convida a refrescar a alma nas rodas de samba, com sombra e água fresca.

Paula Lima é destaque no Sesc São José dos Campos
Paula Lima se apresenta no Sesc São José dos Campos
 



Não perca o bloco! Por conta do Carnaval, o horário de funcionamento das unidades do Sesc sofrem alterações. Conheça-os aqui.