Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu Aberto de Arte Urbana

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

Localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU) exibe um conjunto de painéis de grafite nas pilastras de sustentação do trecho elevado da Linha Azul do metrô, entre as estações Santana, Carandiru e Tietê. Criado em 2011 em uma parceria entre grafiteiros e a Secretaria de Estado da Cultura, o museu tem acesso gratuito e possui cerca de 100 painéis com 6 metros de altura.


Obras

As obras trazem temas como natureza, vida urbana e periferia. Entre os 150 artistas que possuem obras no MAAU, há desde jovens que buscam conquistar espaço na arte urbana até nomes conhecidos na cena do grafite, como Crânio, Tinho, Presto, Onesto, Minhau, Feik, Enivo e Magrela.


Histórico

A Zona Norte paulistana, onde fica o MAAU, é considerada um dos berços do grafite da capital. O projeto teve início após 11 grafiteiros serem presos por pintarem as vias por conta própria, em abril de 2011. Depois desse episódio, o grupo procurou apoio da Secretaria de Estado da Cultura e reuniu grafiteiros e coletivos de arte urbana, sob a curadoria dos artistas Binho Ribeiro e Chivitz.

Para a execução do projeto, foram utilizadas mais de 3 mil latas de spray e 40 latas de tinta látex. Hoje, apesar de muitos grafites terem sido renovados, algumas das obras de 2011 ainda podem ser vistas no local. Além dos grafites, o canteiro central da Avenida Cruzeiro do Sul também passou por uma reforma, com grama nos espaços entre as vigas do metrô e ciclofaixas.


Serviço
Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU)
Av. Cruzeiro do Sul
Santana – Zona Norte – São Paulo