Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival que une culturas populares

 O Sesc Campo Limpo terá uma programação que representa a multiplicidade do Carnaval
O Sesc Campo Limpo terá uma programação que representa a multiplicidade do Carnaval

Quando o assunto é festa popular brasileira, o Carnaval se destaca como um dos festivais mais celebrados no país. Com uma grande comemoração que encanta pessoas de norte a sul, a festividade envolve desfiles, bailes de máscaras com suas ricas fantasias, blocos de rua com carros alegóricos, enredos de samba, frevos, e muito mais. Tudo contagiado pela cultura de cada lugar do Brasil.

Pensando na diversidade dessa festa popular, o Sesc Campo Limpo terá uma programação que representa a multiplicidade deste festejo, com shows de sambistas, cortejos, blocos de rua, espetáculos e oficinas. Além de conhecer a variedade cultural existente nessa celebração, toda a família poderá curtir o Carnaval em um ambiente com muita diversão.

As vozes do samba-enredo

Consagrados por sua musicalidade, os sambistas Thobias da Vai Vai, Noca da Portela e Deolindo, do Grupo Geração, marcam presença na programação.

Intérprete oficial da Escola de Samba Vai-Vai (SP), Thobias apresenta show composto por músicos e passistas, com repertório de diversos personagens das escolas de samba brasileiras. Trazendo o ritmo que embala os sambas-enredos cariocas, o cantor e compositor Noca da Portela apresenta seus grandes sucessos, além de clássicos que marcaram a história da Escola de Samba Portela (RJ), acompanhado pela Banda Mania de Samba, grupo que cultua o autêntico samba nacional.

O sambista Deolindo e sua banda mesclam em seu repertório samba de raiz, clássicos da canção popular e sambas-enredos, com participação de um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, ao lado da Velha Guarda da Nenê da Vila Matilde (SP), grupo que preserva e divulga as músicas dessa escola de samba da zona leste paulistana.

 

Expressão que vem da ruas

Assistir a um desfile encanta muitas pessoas, mas o gostoso mesmo é se jogar e curtir a festa ocupando as ruas da cidade. Para você sentir esse clima de interação em um ambiente acessível e seguro, as ruas do Sesc Campo Limpo serão ocupadas por cortejos, marchinhas e blocos, para todos os gostos e gerações.

O Grupo Cangarussu une e transforma algumas musicalidades tradicionais brasileiras, como maracatu, afoxé, samba de roda, coco, baião, congada, moçambique, samba reggae, além de cantos africanos e indígenas. Em formato de cortejo, sua marca é um envolvente jogo de ritmo com trocas de experiências espirituais, corporais e culturais entre seus integrantes e o público.

Também em forma de cortejo, o musical Folias Brasileiras convida a todos para dançar em um ambiente com músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. A festa conta ainda com bonecos gigantes, cabeções, pigmeus e outras figuras importantes do Carnaval.

Revelando a universalização da música percussiva de forma simples e divertida, o Cortejo Zabumbando transitará festejando a música e os antigos carnavais de rua de São Paulo, incluindo ainda a animação de bichos alegóricos encantados, tais como cobra grande, boizinho e elefantinho, fazendo uma grande brincadeira.

A festa não para por aí. O Grupo Bloco do Beco recria um minicarnaval de rua onde serão distribuídos confetes e serpentinas para os participantes entrarem no clima, com repertório de marchinhas e sambas-enredo famosos. Como parte da Prevenção na Folia, o Bloco da Dona Armênia fará uma intervenção, cantando sucessos e sambas consagrados no cenário nacional, interpretando o que há de mais conhecido entre as compositoras brasileiras.

Por fim, o show Sassaricando acontece ao som de marchinhas, sambas, frevos (de rua, de bloco e canção) puxados por Anaí Rosa e Edinho Tio Beiço, perpetuando a cultura musical dos grandes e clássicos bailes de carnaval, com uma seleção musical que, ao longo dos anos, traz a alegria para os foliões brasileiros de todas as idades.

 

Interpretando a festança

A folia continua no espetáculo de dança Mirabolantes, no qual a mistura de dois bailarinos com um bom bocado de música e fantasia resulta em uma brincadeira de Carnaval.  Passando pelo mistério dos mascarados e as brincadeiras de assustar, a peça recria o clima de nostalgia das matinês com bailarinos que tocam, cantam e dançam embalados por frevos, marchinhas e jogos de palavras.

No Cordãozinho da Cia. Reprises, três palhaços chegam prontos para o carnaval,  em busca de um bloquinho para se divertir, animados inventam o seu próprio cordão com o público passante, criando brincadeiras, marchinhas e relembrando as músicas que fizeram e fazem sucesso no salão.

 

Hora de se enfeitar

Para que crianças e adultos se encham de cores, aproveitem a festa e caiam na folia, a oficina de Máscaras e Adereços convida toda a família a confeccionar suas próprias fantasias personalizadas com materiais diversos como E.V.A, pedrarias e tecidos, estimulando o uso da criatividade através de soluções simples.

Com todo esse conjunto de atividades, motivos não faltam para você se divertir com toda a família e amigos, descobrindo os encantos dessa festividade comemorada nos quatro cantos do país. Confira a programação e separe espaço em sua agenda.

 

o que: Carnaval no Sesc Campo Limpo
quando:

De 4 a 9 de Fevereiro - Diversos horários

onde:

Sesc Campo Limpo | Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120

ingressos:

Grátis.