Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Formando árbitros de basquete

Quando o professor canadense James Naismith recebeu a missão, em 1891, de inventar um jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, e que também pudesse ser praticado no verão, não imaginou o sucesso que alcançaria. Hoje, o basquete é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países filiados à FIBA (Federação Internacional de Basquete).

Por ter as regras claras em sua cabeça, que ao todo somaram 13 itens, Naismith pensou também nas funções que duas pessoas assumiriam durante as partidas: a de fiscal e a de árbitro. Com o passar do tempo essas regras se modificaram, mas o papel de assegurá-las foi mantido a um árbitro com o auxílio de um ou dois fiscais, oficiais de mesa e um comissário. Assim, à medida que o esporte evoluiu, cursos de formação passaram a ser exigidos desses profissionais.

Quando árbitros brasileiros se destacam nas dezenas de campeonatos realizados anualmente por aqui, eles buscam oportunidades em outros países, nas diversas competições de nível mundial. Segundo a Confederação Brasileira de Basquete, atualmente, 28 árbitros brasileiros compõem o quadro da Federação Internacional de Basketball (FIBA).

Motivado por essa demanda, o Sesc Rio Preto oferece durante o mês de fevereiro o curso de formação de árbitros. A atividade integra a programação do Sesc Verão 2016.

Com o tema Qual o Esporte que te Move?, o Sesc Verão destaca o Basquete na unidade de Rio Preto. O foco desta edição é sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia a dia, promovendo vivências, práticas, bate-papos e encontros.

Neste curso, realizado de 13 a 28 de fevereiro, aos sábados e domingos das 10h às 16h, serão abordadas as regras do basquete e a ampliação de conhecimentos dos profissionais sobre o esporte. “Inicialmente o curso vai trabalhar toda a teoria. Depois, os participantes irão para a quadra para treinar como deve ser feita a comunicação com a mesa durante o jogo, por exemplo, e outras rotinas práticas”, afirma Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc Rio Preto.

A ex-árbitra internacional Fátima Aparecida da Silva é convidada a ministrar o curso. Fátima encerrou em 2009 a carreira de 23 anos como árbitra. Seu último compromisso oficial em quadras estrangeiras foi nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

No final do curso, os participantes irão apitar o jogo de encerramento do Sesc Verão 2016. Além disso, aqueles que concluírem o curso estarão habilitados a exercer a função de árbitro em jogos da modalidade.

Para participar é preciso ser maior de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail esportivo@riopreto.sescsp.org.br. A participação é gratuita.

Outras programações

Esporte e Atividade Física

Recreação Esportiva - Basquete acima de 16 anos

Recreação Esportiva - Basquete acima de 16 anos

SESC São Carlos

Saiba mais