Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Menos resíduo, mais sustentabilidade

Há muitos anos o Sesc em São Paulo tem se dedicado a pensar formas de tratar seus resíduos com responsabilidade. Diante disso, há cinco anos nasceu o programa Lixo: menos é mais, com uma série de orientações e medidas para lidar com os resíduos da geração ao descarte. Tudo começou com um amplo diagnóstico que indicou o caminho a seguir, conduzido pelo princípio dos 3 Rs: Reduzir o consumo e a consequente geração de resíduos, por meio da supressão ou substituição de produtos e processos. Reutilizar objetos e materiais, prolongando sua vida útil. Reciclar os resíduos, devolvendo-os às cadeias produtivas

Dentre as várias iniciativas destacamos aqui a implementação de estações de descarte coletivo com duplas de cestos “recicláveis e não recicláveis”; a ampliação do número de filtros, bebedouros e purificadores em lugar da água envasada; a substituição gradativa de utensílios descartáveis por duráveis; a eliminação de sachês de molhos/temperos e sacos para embalar talheres; entre outros. Além disso, há o aspecto social de fortalecimento das parcerias com cooperativas de catadores, que recebem grande parte do material reciclável das unidades. Esses são alguns exemplos de como a questão do resíduo demanda ações complexas e mudanças de atitude.

Isso foi alcançado por meio de um conjunto de ações educativas, de capacitação, sensibilização, adequação dos processos de compras e destinação apropriada de várias categorias de resíduos. 

O trabalho com a gestão dos resíduos continua. Os próximos passos do Lixo: menos é mais caminham no sentido da ampliação do programa em seu aspecto educativo, da pesquisa voltada à minimização da produção de resíduos e destinação socioambientalmente responsável do que é descartado no Sesc.

Você pode ler a publicação dos 5 anos do Lixo: menos é mais na íntegra em PDF, ou fazer o download aqui.