Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Futebol Delas

Os 20 anos da participação do futebol feminino nos jogos olímpicos são homenageados em exposição no Sesc Interlagos até 10 de abril.

 

Início de jogo.  Começa a visita na exposição O Futebol Delas, no Sesc Interlagos. 

Logo na entrada, encontramos a maior estrela do espetáculo: a bola de futebol na posição inicial de uma partida. Mais a frente, caixas de som que traduzem a “voz” dos estádios. O apito do juiz indica o início da partida ou algum lance como falta ou pênalti. No painel central, fotos das jogadoras que fizeram, e ainda fazem, história nas olimpíadas, além de um breve histórico sobre a exposição.

Ao lado, a instalação Burburinho, com recortes de matérias jornalísticas citando a atuação das jogadoras em diferentes momentos das Olimpíadas. Na linha do tempo, é possível relembrar ou conhecer a trajetória da seleção de futebol feminina desde 1970 até os jogos de 2012. Neste local, há também objetos das jogadoras como camisas, agasalhos e chuteiras.  Logo à frente, no Álbum de figurinhas, o perfil de todas as 45 jogadoras que passaram pela Seleção, inclusive a meio campista Formiga, homenageada da exposição por sua participação nas cinco edições em que o Brasil esteve presente, e que estará em campo nos Jogos do Rio-2016. Neste espaço, você pode arriscar uma partida de pebolim ou montar sua própria seleção.

Mais adiante, quatro instalações destacam as posições das jogadoras em formato de bolas gigantes: Bola goleiraBola ZagueiraBola meio-campistaBola Atacante, com fotos de Romeu Castro, frases de ex-jogadores, depoimentos em vídeos de algumas atletas durante as Olimpíadas, e trechos de músicas que retratam momentos do futebol, como as de Jorge Ben e Skank

Há também esquemas táticos dos técnicos: Zé Duarte, com participação nas olimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (2000); Renê Simões, em Atenas (2004); e Jorge Barcelos em Pequim (2008) e Londres (2012).

Através de vídeo e áudio na instalação Vestiário, há destaque para as jogadoras Sissi, Formiga, Juliana Cabral, Michael Jackson e Cristiane contando como é um vestiário feminino, mostrando a descontração dentro das concentrações antes e após os jogos. Ali também podem ser vistos objetos de higiene pessoal, como cosméticos e maquiagens, simbolizando o que as jogadoras guardam em seus armários. Ainda neste espaço, objetos que representam a fé destas mulheres, independente da religião.

Exposição Futebol Delas

Para Lu Castro, curadora da exposição, a abertura de mais um espaço para contemplar a história das mulheres no futebol é fato para ser, não só comemorado, mas aproveitado.

“Tivemos em 2015 um ano com muitos eventos destacando a história das mulheres do futebol brasileiro. A oportunidade de fazer a curadoria sobre os 20 anos da modalidade nos Jogos Olímpicos para o Sesc, além de ser uma honra, reforça o quanto a participação das mulheres em vários setores da sociedade vem sendo valorizada e fortalecida. Espero que as pessoas, tanto da modalidade quanto o público em geral, aproveitem esta oportunidade ímpar e prestigiem a exposição. Me aproprio da fala da pesquisadora Silvana Goellner: ‘Para reconhecer é preciso conhecer’, e as mulheres do futebol merecem este reconhecimento.”

A exposição O Futebol Delas, que tem sido visitada por celebridades do meio futebolístico como as jogadoras Rosana e Aline Pelegrino, Silvio Luiz, Djalminha e o ex-técnico da seleção de 1996, Romeu Castro, fica até o dia 10 de abril no Sesc Interlagos e foi norteada pelo tema “Qual o Esporte que te Move?” do Sesc Verão 2016, projeto que buscou sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia. Para tanto, unidades do Sesc em São Paulo e espaços públicos do estado receberam atividades esportivas, torneios, campeonatos, além de aulas abertas, clínicas, vivências e bate-papos com importantes nomes do esporte nacional.

 

o que: Futebol Delas
quando:

até 10 de abril | de quarta a domingo, das 10h às 17h

onde:

Sesc Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100 | 11 5662-9500

ingressos:

Grátis.