Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

1-2-3-4: 30 anos do começo do fim do mundo

"ESTAMOS AQUI PARA REVOLUCIONAR A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA,
PARA PINTAR DE NEGRO A ASA BRANCA,
ATRASAR O TREM DAS ONZE,
PISAR SOBRE AS FLORES DE GERALDO VANDRÉ,
E FAZER DA AMÉLIA UMA MULHER QUALQUER."

Clemente, vocalista dos Inocentes, em manifesto escrito em 1982

 

Inaugurado em 1982, o Sesc Pompeia recebeu logo em seu início aquele que até hoje é considerado o primeiro grande encontro de bandas de punk rock da história da música nacional; Reunindo  diversos grupos da Grande São Paulo em dois dias, a Fábrica da Pompeia - como era conhecida a unidade na época - apresentava o punk para a cidade com "O Começo do Fim do Mundo".

Organizado por Antonio Bivar - autor do livro "O Que É Punk" - o evento teve a apresentação de bandas como Inocentes, Cólera, Psykóze e Ratos de Porão, entre outros , tornando-se um marco do movimento em toda a América do Sul, além de ter dado origem a uma coletânea que até hoje é disputada por colecionadores em lojas de discos.

Trinta anos depois do festival lotar o Sesc Pompeia, o mesmo espaço recebeu "O Fim do Mundo, Enfim", uma celebração do evento de 82 com apresentações de diversas bandas, que deu origem a um DVD, lançado pelo SeloSesc e que o SescTV exibe nesta sexta-feira; além de pode assistir na TV e pelo site, será possível também assitir na página do SescTV no Facebook, que começa a transmitir a programação ao vivo, 24 horas por dia.

O documentário

O documentário, através de depoimentos e imagens da época, recupera a história do encontro pioneiro que reuniu as principais bandas de São Paulo e do ABC, escancarando para a cidade a cultura punk em meio à uma sociedade ainda marcada pelo autoritarismo dos anos 80.

Estima-se que o evento tenha reunido mais de 3 mil punks de diversas correntes; na época os diversos segmentos do movimento entravam em conflito com frequência - algo que não aconteceu durante o festival do Sesc Pompeia - mas a vizinhança, assustada ao ver tantos punks juntos, chamou a polícia e a tropa de choque, em plena ditadura militar, invadiu arbitrariamente o Sesc, levou muitos deles para a delegacia e apreendeu o material gravado.

Também está no documentário "O Fim do Mundo, Enfim", realizado em março de 2012, comemorando os 30 anos do primeiro festival; Foram dois dias de shows, debates, oficinas e exibição de filmes que promoveram o encontro de gerações do punk rock brasileiro.

 

O show

Como resume Douglas Viscaino, da banda Restos do Nada, o que aconteceu neste reencontro de 2012 "...é um resgate daquela força toda. A gente queria ser verdadeiro e acho que conseguiu”.

Gravado no mesmo espaço do festival original, "O Fim do Mundo, Enfim" reuniu bandas como Inocentes, Devotos, Garotos Podres, Ratos de Porão, Olho Seco, Invasores de Cérebro e os argentinos do Ataque 77, entre outros, para tocarem alguns clássicos do punk nacional em celebração ao evento de 1982.

 

O Fim do Mundo, Enfim

Documentário | 23h
Show | 23h45
Classificação indicativa: 10 anos

Assista online em www.sesctv.org.br/aovivo e no Facebook

Fotos relacionadas