Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Hábito de Leitura

Idealizado, mantido e administrado pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc desenvolve um reconhecido conjunto de ações nas mais diversas áreas de atuação.

São projetos e programas em campos como cultura, esporte, educação ambiental, turismo social, terceira idade, desenvolvimento infantil, saúde e alimentação, que se voltam a públicos das mais diferentes faixas etárias, realidades e condições sociais.

Organizada em uma rede de 35 centros culturais e desportivos em todo Estado de São Paulo, a instituição reflete o empenho do empresariado do setor na democratização do acesso aos bens de qualidade, materiais e simbólicos, como modo efetivo de investimento no crescimento social do país.

Em seu intenso e variado conjunto de atividades, a entidade privilegia o encontro, a troca, a convivência e a combinação de diferenças por meio das múltiplas formas de expressão da cultura a que se dedica.

Neste sentido, tem destaque o programa de estímulo à leitura da instituição junto ao público infanto-juvenil. Em seu processo de educação permanente, o Sesc proporciona o acesso a bibliotecas e salas de leitura, ao lado de atividades como oficinas literárias, saraus, narração de histórias, exposições e encontros com autores.

Do mesmo modo, o trabalho com o Bibliosesc (uma biblioteca volante, que se locomove até as regiões mais afastadas da Grande São Paulo) e a edição de livros pelas Edições Sesc é parte de um conjunto de atividades de educação não-formal que forjam interesses, despertam paixões e conquistam novos leitores.

Os empresários do setor, mantenedores da instituição, entendem que o investimento concreto em ambientes que favoreçam o aprimoramento dos indivíduos é a premissa para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, crítica e renovadora.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo