Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Obras arquitetônicas de Rino Levi

 

Obras arquitetônicas de Rino Levi


Revista E Sesc São Paulo - Almanaque Paulistano
 

Considerado um dos expoentes do modernismo no Brasil, Rino Levi (1901-1965) é autor de diversas obras em São Paulo, entre edifícios residenciais e comerciais, galpões e hospitais. Filho de imigrantes italianos, Levi estudou na Itália e voltou ao Brasil em 1926 trazendo uma linha mais moderna para a arquitetura da cidade.
Vindo da Europa, nos anos 1930 passou a projetar obras como o Pavilhão Luiz Queiroz, do Parque da Água Branca, e o Edifício Columbus, primeiro condomínio de apartamentos da cidade de São Paulo, demolido no início dos anos 1970 para dar lugar a uma garagem. Além de edifícios e residências, o arquiteto se consagrou como idealizador de hospitais, como o Albert Einstein. Em 2010, sete construções do arquiteto no estado de São Paulo foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

 

Edifícios tombados na capital

• Cine Ipiranga e Hotel Excelsior (Avenida Ipiranga, 770): a obra, de 1941, ficou marcada por ter abrigado o mais importante cinema da cidade, o Cine Ipiranga, que teve suas atividades encerradas em 2005.

• Edifício Garagem América (Rua Riachuelo, 231): construído entre 1952 e 1958, foi o primeiro estacionamento vertical de São Paulo. Os 15 andares com vigas de aço sem revestimento de concreto foram uma inovação para a arquitetura brasileira da época, já que o prédio foi o primeiro do país a apresentar estrutura metálica aparente.

• Sede do antigo Banco Sul Americano (Avenida Paulista, 1938): localizado na esquina com a Rua Frei Caneca, o prédio foi construído na década de 1960 e tem como diferencial a posição no terreno, pensada de modo a dialogar com o espaço ao redor. Esse tipo de diálogo com o entorno era uma das preocupações de Rino Levi em seus projetos.

• Antiga sede do Instituto de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae (Rua Marquês de Paranaguá, 111): os três edifícios, inaugurados em 1942, têm jardim interno de autoria do paisagista Burle Marx, de quem Levi era amigo. Atualmente, fazem parte da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).