Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

10 fatos sobre o Diabetes

Tema eleito para o Dia Mundial da Saúde 2016, o diabetes é uma doença crônica não transmissível que vem crescendo em muitos países, especialmente em regiões de baixa e média renda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em muitos casos, contudo, ela é silenciosa e pode passar despercebida durante anos. Por isso é importante saber identifica-la e conhecer os principais fatores de risco associados. Listamos 10 fatos sobre ela, de acordo com a OMS. Que tal testar seus conhecimentos?

1 - Aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Há uma crescente epidemia global de diabetes que pode ser relacionada ao rápido aumento do sobrepeso, obesidade e inatividade física.

2 – O diabetes deve se tornar a 7ª causa mais frequente de morte no mundo em 2023. Estima-se que o número total de mortes por diabetes aumente mais de 50% nos próximos 10 anos.

3 – Há dois principais tipos de diabetes. O Tipo 1 é caracterizado pela ausência de produção da insulina, e o Tipo 2 resulta do uso ineficiente dessa insulina pelo corpo.

4 – O terceiro tipo de diabetes é o Diabetes gestacional. Este tipo é caracterizado pela hiperglicemia – ou excesso de açúcar no sangue – durante a gestação, com valores acima do normal, mas abaixo do diagnóstico do diabetes. Mulheres com diabetes gestacional têm risco elevado de complicações durante a gravidez e o parto. Elas também tem mais chances de ter diabetes tipo 2 no futuro.

5 – O diabetes tipo 2 é muito mais comum que o tipo 1. O tipo 2 é responsável por  cerca de 90% de todos os casos de diabetes no mundo. Em alguns países, engloba quase a metade de novos casos diagnosticados em crianças e adolescentes.

6 – Doenças cardiovasculares são responsáveis por 50% a 80% das mortes em pessoas com diabetes. O diabetes se tornou uma das principais causas de doenças e mortes prematuras na maioria dos países, principalmente devido ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

7 – Em 2012, o diabetes foi a causa direta de 1,5 milhão de mortes no mundo.

8 – 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de baixa e média renda. Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas com diabetes tem idade acima da aposentadoria, enquanto nos países em desenvolvimento, as pessoas mais afetadas têm idades entre 35 e 64 anos.

9 – O diabetes é a principal causa de cegueira, amputação e falência renal. A falta de conhecimento sobre diabetes, associada ao acesso insuficiente a serviços de saúde e medicamentos essenciais, pode levar a complicações como a cegueira, amputações e falência dos rins.

10 – O diabetes tipo 2 pode ser prevenido. Trinta minutos de atividade física moderada frequente e uma alimentação saudável podem reduzir drasticamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Não há prevenção para o diabetes tipo 1.  

Fonte: Organização Mundial da Saúde