Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ao redor do mundo em uma bicicleta

Danilo Perroti Machado| Foto: Divulgação
Danilo Perroti Machado| Foto: Divulgação

Uma travessia por 59 países em uma bicicleta. Esta foi a jornada que empreendeu Danilo Perrotti Machado em busca de conhecer diferentes povos e culturas. Com o olhar atento sobre a forma de viver dos países ricos e pobres, Danilo viajou por mais de três anos ao redor do mundo e viveu experiências como o despertar com o sol, a lua e as estrelas, sozinho diante da eminência da morte, do perigo e da dificuldade de comunicação com línguas estranhas. Estas experiências compuseram um filme e um livro intitulados O Homem Livre, ambos dirigidos por Gisele Werneck.

Danilo contou esporadicamente com caronas, ônibus e aviões em alguns trajetos, mas o mineiro pedalou mais de 50,5 mil quilômetros levando consigo equipamentos para acampar, cozinhar, fotografar, além de mapas, roupas e o básico pra sobreviver aos diferentes climas e condições da viagem. Tudo isso no bagageiro da magrela, pedalando em média 8 horas por dia.

A viagem foi realizada em oito etapas. A primeira de 539,79 quilômetros pela Estrada Real até a cidade do Rio de Janeiro. De lá embarcou para pedalar por 17 países na Europa através de 9.436,76 quilômetros. Na terceira fase, a distância de 5.175,70 quilômetros foi percorrida em 133 dias pelo Oriente Médio e África. De lá, ele seguiu para a Ásia onde 17.349,31 quilômetros em quase um ano por 17 países: Irã, Paquistão, Índia, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Laos, China, Kong Hong, Macau, Vietnã, Cambogia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Timor Leste. A quinta etapa foi na Oceania, num trecho de 5.133,87 quilômetros pela Austrália e Nova Zelândia. A sexta etapa foi na América do Norte por onde passou pelo Canadá e Estados Unidos em mais 2.996,57 quilômetros rodados, e na América Central quando foi rumo ao México, Honduras, Nicarágua e Panamá em mais 4.875,20 quilômetros e oito países visitados.

Na última etapa de 4.924,61 quilômetros que se iniciou na Colômbia, Danilo pedalou pelo Equador, Peru e cruzou a fronteira do Brasil pela Amazônia. Ex-nadador profissional do Minas Tênis Clube, fez questão de atravessar o rio Amazonas à nado. Seguindo pelo nordeste brasileiro, ele retornou à cidade de Belo Horizonte após ter partido dali há exatos três anos, três meses e três dias. Mil dias de viagem, 59 países e mais de 50,5 mil quilômetros percorridos em uma verdadeira jornada de descoberta do mundo e de si próprio.  

Como surgiu a idéia da viagem? Como foi o planejamento do roteiro? Quais as dificuldades encontradas? E as surpresas do caminho? Para responder estas e outras perguntas, a EOnline realizou uma entrevista com Danilo Perroti Machado no Sesc São Carlos durante a realização da atividade que contou com a exibição do seu filme seguida de bate-papo com o ciclista. 

vídeo: Michelle Magrini
edição: Dalmir Ribeiro

 

Este vídeo faz parte da série Outras Viagens, que traz o universo do turismo na palavra de especialistas, artistas, viajantes, moradores locais, guias, blogueiros, entre outros protagonistas. São pequenos depoimentos e entrevistas sobre temas diversos que se relacionam de alguma forma com o ato de viajar. Literatura, cinema, fotografia, música, tecnologia, relatos de viagens, estudos e pesquisas, gastronomia regional, aventura e muita cultura para viajar sem precisar sair do lugar.

Embarque nessas outras viagens se inscrevendo nesse canal do Youtube.

Escolha seu roteiro, aperte o play e boa viagem!