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Sesc e Universidade Metodista oferecem curso livre e gratuito sobre a criação de games

Inscreva-se no curso de Introdução à programação para Jogos Digitais clicando aqui.


O Sesc em São Paulo e a Universidade Metodista de São Paulo realizam o Curso Livre de Criação de Games, ciclo de ensino a distância que compreende a linguagem desde a criação de personagens até a programação de jogos digitais. Gratuito e direcionado para pessoas com 16 anos ou mais, o programa é composto por três cursos (os dois primeiros estão com inscrições encerradas), cada um com quatro aulas disponibilizadas online após os procedimentos de inscrição. Conheça abaixo cada um dos cursos, os procedimentos para inscrição e os requisitos de cada um deles:

 

Introdução à programação para Jogos Digitais - Inscreva-se aqui!

Introdução ao uso de game engines para o desenvolvimento de jogos digitais; programação básica para jogos digitais. As aulas online acontecerão de 25 de julho a 15 de agosto. Com Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze.

Inscrições aqui nesta página, a partir de 23/6, às 14h e encerramento 29/6, às 18h. Os inscritos no site receberão email com link e procedimentos para efetivação da Inscrição.

Programa:
Aula 1: Introdução ao Game Design
Aula 2: Introdução à programação visual para jogos digitais
Aula 3: Desenvolvimento de jogos digitais I
Aula 4: Desenvolvimento de jogos digitais II

Pré-requisitos: Ter 16 anos ou mais e Interesse no desenvolvimento de jogos digitais, familiaridade com jogos digitais e familiaridade com computador (softwares).

Materiais necessários:
Folhas sulfites
Lápis e caneta
Computador com a biblioteca do App Inventor e Blender instalados (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).
 

Introdução à modelagem 3D para Jogos Digitais - As vagas estão esgotadas

Técnicas de modelagem tridimensional de objetos e cenários para jogos digitais, princípios para a modelagem orgânica de personagens lowpoly para jogos digitas. As aulas online acontecerão de 20 de junho a 11 de julho. Com Prof José Francisco Tarallo.

Programa:
Aula 1: Introdução em 3D. Ferramentas de Modelagem
Aula 2: Modelagem de componentes (vértices, linhas e polígonos)
Aula 3: Materiais e Texturas (aplicação com mapas UV)
Aula 4: Iluminação e Render.

Pré-requisitos:
Ter 16 anos ou mais
Familiaridade com o computador e softwares de edição de imagem
Interesse em modelagem e animação
Interesse na criação de personagens e cenários
Computador com Blender instalado (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).

Programa
Aula 1 (20.06) – Introdução em 3D. Ferramentas de Modelagem
Aula 2 (27.06) -  Modelagem de componentes (vértices, linhas e polígonos)
Aula 3 (07.07) – Materiais e Texturas (aplicação com mapas UV)
Aula 4 (11.07) – Iluminação e Render.

Materiais necessários:
Caderno para anotações
Lápis ou caneta
Caderno para anotações
Lápis ou caneta
Um computador por aluno, com o software Blender instalado (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).


Mini biografia do professor:
Prof José Francisco Tarallo
Graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialista em Didáticas do Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo e graduado em Advanced Techniques in Character Animation pela AnimationMentor.com. É professor de Computação Gráfica e Videografismo no curso de Radio e TV e Animação e Modelagem 3D nos cursos de Produção Multimídia e Jogos Digitais da UMESP. Atua também como animador 3D freelancer.
 

Introdução ao desenvolvimento de personagens para Jogos Digitais - As vagas estão esgotadas!

Técnicas de desenho livre para a criação de personagens, conceitos de proporção, anatomia, luz e sombra, composição e finalização de personagens para jogos digitais. As aulas online acontecerão de 16 de maio a 6 de junho.  Com Prof. Gilmar de Godoy.

Programa:
Aula 1: Introdução ao desenho / desenho e os materiais
Aula 2:  Proporção, escala e perspectiva
Aula 3: Criando personagens / Concept e Model Sheet
Aula 4: Arte final e refinamento

Pré-requisitos: ter interesse e gostar de desenhar. 

Materiais necessários:
1. Folhas de sulfite
2. Lápis ou lapiseiras com grafites HB, 2B e 6B
3. Computador com o Inkscape instalado (programa gratuito, o download pode ser feito aqui).

 

 

Todas as aulas serão ministrados por professores da Universidade Metodista. Cada um dos cursos possui pré-requisitos, tanto de equipamento quanto de interesses, também com fórum para dúvidas, atividades a serem realizadas pelos inscritos e encaminhadas para serem corrigidas por tutores da Universidade Metodista de São Paulo. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Metodista, mediante sua participação em ao menos 70% das atividades previstas.