Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Prepare-se! O Dia do Desafio 2016 vem aí!

As inscrições das cidades participantes vão até o dia 04 de maio
As inscrições das cidades participantes vão até o dia 04 de maio

O Dia do Desafio 2016 já tem data marcada: 25 de maio de 2016. Neste dia, milhões de pessoas tiram pelo menos 15 minutos do seu dia para praticar um esporte ou atividade física. Para se ter uma ideia, em 2015, mais de 49 milhões de pessoas participaram do desafio, envolvendo países da América Central, América do Sul e Estados Unidos.

O Sesc São Paulo promove diversas atividades gratuitas para movimentar o maior número de pessoas, em uma extensa programação em todas as Unidades da capital, interior e litoral. 

A realização da campanha, na prática, fica a cargo das Prefeituras Municipais das cidades participantes, que se inscrevem e passam a concorrer com outro município de mesmo porte por meio de um sorteio. Vencerá o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. O sorteio que definirá quais cidades competirão entre si será no dia 9 de maio, no Sesc Jundiaí, e divulgado posteriormente aqui no site da campanha.

Para as cidades que preferem não concorrer com outra, existe a categoria "Autodesafio", em que as prefeituras engajam os cidadãos a saírem do sedentarismo e adotarem práticas esportivas por um dia. Tanto em uma modalidade quanto na outra, a palavra-chave da campanha é engajamento, por isso, as ações acontecem de forma comunitária e com o envolvimento dos cidadãos.

Vale lembrar que mais importante do que quem ganha o desafio, é envolver e engajar o maior número de pessoas na prática da atividade física e esportiva. Afinal, você se mexe e o mundo mexe junto.


Ginástica artística no evento de lançamento do Dia do Desafio 2015, no Sesc Jundiaí

COMO PARTICIPAR

Você pode procurar uma Unidade do Sesc e participar da programação ou também inscrever sua cidade. As inscrições das cidades estão abertas até o dia 04 de maio. Sob a coordenação do Sesc São Paulo, o evento é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport For All e conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association.

No Brasil, as unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Procure a unidade Sesc mais próxima de seu município ou entre em contato diretamente com a Secretaria Executiva do Dia do Desafio, por meio do e-mail diadodesafio.secretaria@sescsp.org.br, para que possamos orientá-lo da melhor maneira.

Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento. Saiba como funciona a inscrição passo a passo. 

1) INSCRIÇÃO

Cada cidade deve preencher uma ficha de inscrição junto ao coordenador de sua região, por meio do Sesc mais próximo. Por exemplo, a cidade de Pirapora deve procurar o coordenador do Sesc Campinas. O coordenador encaminha todas as fichas de sua responsabilidade para a prefeitura do município. Depois de assinadas e validadas pelo prefeito, as fichas voltam para as mãos do coordenador, que as devolve para o Sesc. Dentro de cada unidade Sesc, há um responsável por receber as fichas de sua região e inserir no site do Dia do Desafio, com login e senha adquiridos junto à Secretaria Executiva do evento.

2) SORTEIO

O Dia do Desafio 2016 vai receber fichas de inscrições de todo o Brasil e das três Américas até o dia 04 de maio. A partir daí, o sistema fecha e não recebe novos registros. Depois disso, é feito o tradicional Sorteio do Dia do Desafio, que este ano será realizado no dia 09 de maio no Sesc Jundiaí.

O sorteio faz com que cada cidade inscrita concorra com um município de porte semelhante, em relação ao número de habitantes. Por exemplo, Piracicaba x Bauru.

Autodesafio – quem prefere não optar pela competição, pode escolher a modalidade “Autodesafio”, ou seja, a cidade participa mobilizando os cidadãos e superando seus próprios desafios na luta contra o sedentarismo. Afinal, no Dia do Desafio, ninguém perde, mas todo mundo ganha qualidade de vida.


Aula de vôlei durante o Dia do Desafio 2013 no Sesc Consolação

3) PARTICIPAÇÃO

Depois de definidas as cidades que irão participar e quais serão os oponentes de cada uma, divulgamos aqui no site e na página do Facebook os resultados do sorteio. Então, cada cidade se mobiliza para organizar o grande dia 25 de maio. Qualquer atividade física e/esportiva vale: bike, natação, corrida, brincadeiras tradicionais, dança, basquete, futebol. Pode ser qualquer atividade feita em local público ou privado, em ambiente interno ou ao ar livre, em grupo ou individual. O que importa é se mexer e fazer o máximo de pessoas se mexerem junto. Trata-se de uma ação coletiva global, que mobilza pessoas de todo canto em prol do bem-estar físico.

4)  COLABORAÇÃO

Tão importante quanto participar, é registrar! Se você vai promover ou participar de uma ação em sua cidade, escola ou instituição, compartilhe suas fotos, use a hashtag #DiadoDesafio2016 nas redes sociais, envie para nós por e-mail o seu depoimento, os ganhos para a sua região, um depoimento que considere interessante. Tudo vale para colocar a ideia em movimento, e fazer circular a proposta de uma mais ativa e saudável.

Para falar com a equipe do Dia do Desafio, use o e-mail  diadodesafio@sescsp.org.br
 

SOBRE O DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio é uma campanha mundial que começou em 1995 com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em prol do bem-estar e da qualidade de vida, além de estimular a formação de redes entre diversos setores da sociedade no desenvolvimento de projetos permanentes de incentivo à prática física e esportiva.