Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Do outro lado do mundo

Festival reúne uma série de atividades para valorizar o intercâmbio cultural entre Brasil e Austrália

Foto: Rob Blackburn

O que você sabe sobre a Austrália? Com a ideia de que para conhecer uma nova cultura é preciso vivê-la, o Festival Australia Now oferece, entre os dias 13 de abril e 22 de maio, uma programação que busca tecer intercâmbios culturais entre o país homenageado e o Brasil. Realizado em parceria com a embaixada australiana, o festival leva às unidades Bom Retiro, Interlagos, Pompeia e Vila Mariana, e a outros espaços
da cidade, atividades de música, circo, dança e teatro.

Como parte da programação, nos dias 30 de abril e 1º de maio ocorreu, no Sesc Pompeia, a apresentação do grupo australiano Black Arm Band e seu espetáculo Dirtsong, composto por projeção de imagens e música, cantada em 11 dialetos locais. Também no final de abril, o espetáculo de dança Interplay levou ao Sesc Vila Mariana três visões distintas para a dança contemporânea, interpretadas pela Sidney Dance Company.

Em maio, entre os destaques da programação está a atividade Hubbub Music, instalação sonora lúdica e interativa feita a partir de material reciclado no Sesc Interlagos. Com orientação de dois artistas australianos, a ideia é que a construção da instalação ocorra de forma colaborativa, com a participação do público. Além disso, os artistas ministram uma oficina para que o público possa tocar junto em um concerto inaugural.

A programação traz também um conjunto de oficinas e atividades complementares. “O Australia Now tem o privilégio de ter o Sesc como correalizador, possibilitando assim a concretização de um programa rico e instigante”, afirma Mark Bromilow, curador e produtor executivo do festival. “Queremos fomentar a parceria e o intercâmbio cultural entre artistas australianos e brasileiros, educadores e pesquisadores com a intenção de deixar um legado permanente por meio da inclusão de comunidades de todo o país.”


“O Australia Now tem o privilégio de ter o Sesc como correalizador, possibilitando assim a concretização de um programa rico e instigante”


Mark Bromilow, curador e produtor executivo do Australia Now.

Veja a programação do Australia Now no portal Sesc São Paulo.

 

MORAR: ESPAÇOS DE AFETO

Foto: Camila Nicoletti

Para discutir as moradias de idosos, o Sesc Santos realiza de março a julho uma série de encontros, palestras, bate-papos e intervenções artísticas para abordar as diversas possibilidades de morar na velhice. Como parte da programação de maio, no dia 18, às 16h30, ocorre uma palestra com a terapeuta ocupacional e especialista em gerontologia Mariela Besse, com o tema “Morar sozinho na visão dos idosos”. Além disso, está programado um bate-papo com os idosos da República Bem-Viver, a primeira criada na cidade de Santos para acolher idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social (dia 11, às 15h), e uma série de cinco miniespetáculos de teatro que abordam o tema da velhice (dia 14, às 14h).

Conheça a programação clicando aqui.


SEMANA DO BRINCAR

De 22 a 28 de maio, todas as unidades do Sesc participam da Semana do Brincar, uma campanha para a sensibilização e conscientização da importância do brincar. Com o tema “O brincar que encanta o lugar”, a edição deste ano traz uma programação com brincadeiras elaboradas por educadores, espaços para o brincar espontâneo, palestras, filmes e ciclo de debates. Como parte da programação, no dia 28 de maio, às 15h, o Sesc Araraquara recebe a Sessão Videocamp: O Começo da Vida, com exibição do documentário lançado neste ano, com apoio do Sesc, e que trata da importância dos primeiros anos de vida.

Saiba o que acontece nas Unidades do Sesc São Paulo.


Dia Mundial da Saúde

Bate-papos com médicos e nutricionistas, vivências com atividades físicas e meditação, testes de glicemia e intervenções artísticas colocaram a saúde em evidência no mês de abril em todas as unidades. Celebrada no dia 7, a data eleita pela Organização Mundial da Saúde teve como tema o diabetes. Alimentação saudável, o combate ao sedentarismo e cuidados no dia a dia são assuntos importantes para a prevenção não só do diabetes, como de diversas outras doenças crônicas. Confira em sescsp.org.br/diamundialdasaude


TRAVESSIAS

De abril a junho, o projeto Travessias, no Sesc Santo Amaro, propõe atividades para que o público entre em contato com experiências e vivências ligadas à diversidade cultural característica dos tempos atuais, especialmente com a vinda de grupos de refugiados e imigrantes ao Brasil. Nos dias 11 de maio e 15 de junho, às 19h, ocorrem rodas de convivência com representantes desses grupos e vivências sobre algum aspecto da cultura dos convidados, seja música, dança, contação de história, poesia etc.

Saiba mais sobre a programação.


FIM DE JOGO

De 12 de maio a 17 de junho, o Sesc Vila Mariana recebe o espetáculo Fim de Jogo. Com direção de Isabel Teixeira, o espetáculo propõe uma versão contemporânea para o clássico e Beckett e é ambientado como um “bunker” no apartamento onde residem os atores da peça, Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas, parceiros na Cia. Teatro Promíscuo há mais de 20 anos. A proposta é baseada em um conceito performático: os atores/personagens sentem-se tão ligados à sua rotina que precisam levar sua casa/teatro consigo.

Saiba mais sobre esta temporada.

 

“Meu prazer é escrever. Eu já pensei para que estou fazendo isso se não vou escutar nem 100 dessas músicas. Não sei. Deus não fez o mundo para os outros? Escrever música é minha primeira e segunda necessidades”

Hermeto Pascoal, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O músico se apresentou no Sesc Vila Mariana nos dias 19 e 20 de março.
 

“A questão do gênero não é somente o vestir-se. É numa dimensão de desconstruir a ideia de que a gente precisa viver num padrão e seguir uma estética normativa”

Liniker, que se apresentou no Sesc Belenzinho no dia 29 de abril, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.