Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Destaques de Junho em Taubaté

Eduardo Okamoto no espetáculo Agora e na hora da nossa hora.<br>Foto: Jordana Barale
Eduardo Okamoto no espetáculo Agora e na hora da nossa hora.
Foto: Jordana Barale

O mês de junho chega com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Desta vez, a ideia é refletir sobre a ocupação de áreas verdes dentro das cidades.

Para dar visibilidade a boas práticas ambientais de Taubaté e região, acontece o projeto Conexão Ambiental em que expositores do Vale do Paraíba apresentam ações de agroecologia, economia solidária, arte e sustentabilidade. Vamos conhecer o trabalho dos grupos Fazenda Curuputuba, Akarui e Jardim Cultural.


Horta Comunitária criada pelo grupo Jardim Cultural

Pensando em como a arquitetura está presente em nossas vidas acontece o minicurso de bioconstrução, em que os participantes vão aprender a construir estruturas de alvenaria usando materiais naturais e alternativos.

Os moradores dos arredores da praça de esportes Jair Pires, que fica em frente ao Sesc Taubaté, estão convidados para um bate papo sobre ideias de ocupação deste espaço de forma prática e saudável.

Assim como uma nascente, o som da viola parece que brota da terra, devagar, inundando a alma e despertando a memória. Às quintas acontecem viagens por quatro estados diferentes, mostrando as características e histórias de como a viola dialoga com cada cultura. Na programação, shows gratuitos com Rodrigo Zanc, João Ormond, Luiz Salgado e Yassir Chediak. Em todas as apresentações contaremos com a participação especial do pesquisador e violeiro Claudio Lacerda, que vai levantar histórias, afinações, influências e características peculiares da viola caipira em cada um dos estados de origem dos violeiros.


João Ormond representa os violeiros mato-grossenses no dia 16/6
 

Uma história triste e não muito distante recebe uma narrativa poética na peça Agora e na hora da nossa hora. Na apresentação, Eduardo Okamoto interpreta um menino que sobreviveu à chacida da candelária, em que oito crianças de rua foram assassinadas.

Liberdade e mobilidade estarão em pauta na exibição do documentário Homem Livre, que narra uma viagem de volta ao mundo de bicicleta. Contaremos com a presença do personagem principal do filme para uma conversa sobre suas experiências. 




 

Se preferir, acesse aqui a versão online do caderno de programação.