Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Áreas Verdes Urbanas: uma necessidade vital

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Desde então, esse dia oferece a oportunidade de valorizar e estimular temas relacionados ao assunto.

Há 10 anos, o Sesc São Paulo concentra uma série de ações socioeducativas em sua programação voltadas à área. Neste ano, o foco é a questão das áreas verdes urbanas.

A escolha deste recorte encontra sintonia com diversos coletivos de mobilização social atuantes na conservação de praças, parques e hortas urbanas. Já nas áreas mais afastadas dos grandes centros, a lógica do desenvolvimento, por vezes, desconsidera a relevância das áreas verdes em favor de outras necessidades de moradia, consumo e serviços.Contudo, é inegável que as áreas verdes contribuem para a saúde ambiental, uma vez que ajudam na melhoria do microclima e na qualidade do ar, regulando a umidade e a temperatura; atraem e mantêm a biodiversidade; permitem maior permeabilidade e fertilidade do solo; preservam as nascentes e os cursos d’água; e, além disso, auxiliam no conforto acústico, atenuando os níveis de ruídos.

De maneira integrada, a programação do Sesc oferece atividades que buscam sensibilizar os participantes para o uso cuidadoso e a conservação desses espaços como lugares de bem-estar e convívio. 

 

Outras programações