Sesc SP

postado em 17/08/2021

Pandemia crítica: outono | inverno – 2 vol.

pandemia-critica-dest

      


Conjunto de textos oferece interpretações singulares para um período caótico, nublado por notícias falsas, teorias absurdas, golpes políticos e ataques à ciência e à cultura

 

Os textos que constituem os dois volumes da coleção Pandemia crítica – uma coedição das Edições Sesc e n-1 edições, organizada por Peter Pál Pelbart – consolidam reflexões que a pandemia da Covid-19 provocou no Brasil e no exterior. A coletânea reúne autores renomados, tais como Eduardo Viveiros de Castro, Giorgio Agamben, Toni Negri, Judith Butler, Jacques Rancière, Bruno Latour, Vladimir Safatle, Michel Löwy, Silvia Federici, além de lideranças como Davi Kopenawa e Ailton Krenak. Os livros também conciliam reflexões de jovens pesquisadores das periferias, ativistas do movimento negro e pessoas anônimas, formando uma polifonia de afetos e de pontos de vista.

Parte significativa dos cerca de cento e cinquenta textos são análises sobre as causas da pandemia, tais como a lógica predatória do capitalismo, a monocultura industrial, a invasão pela agroindústria dos habitats animais e o surgimento de novas epidemias. Outro conjunto de ensaios são depoimentos pessoais de artistas, escritores, poetas e feministas, captando com grande sensibilidade a atmosfera do momento, retratando os paradoxos do isolamento, a angústia, o medo, a solidão, o lugar das mulheres, mas também as iniciativas de solidariedade nas favelas, nas instituições e nos bairros. De modo geral, a coleção Pandemia crítica oferece interpretações singulares para um período caótico, nublado por notícias falsas, teorias absurdas, golpes políticos e ataques à ciência e à cultura. É precisamente por isso que as vozes desses autores precisam ser amplificadas e suas ideias conhecidas pelo grande público.

 

*Serviços:

Lançamento Pandemia crítica: outono / inverno – 2 vol. na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
02 de setembro de 2021, quinta-feira, às 19h.
Com Gisele Beiguelman e Ailton Krenak. Apresentação de Peter Pál Pelbart.
Assista em e-bienal.com

Produtos relacionados