Sesc SP

postado em 29/07/2014

Histórias por trás das histórias

Histórias

      


Um projeto que pretende iluminar a obra do autor a partir de dados colhidos em sua trajetória

 

O livro, este objeto material e simbólico, pode ser entendido como resultado da técnica, enquanto mercadoria, e do intelecto, enquanto texto e imagem. Como obra acabada, a assinatura do autor pressupõe o fim de um longo processo – por vezes de uma vida inteira – culminado nas prateleiras das livrarias ou nas estantes das salas de estar.

A proposta das Histórias por trás das histórias é mostrar pequenos recortes dessa evolução da maneira mais simples: contanto um pouco da trajetória de alguns dos nossos autores. Ao revelar o perfil de cada um deles, seus livros recebem um novo tipo de luz, contribuindo para guiar o entendimento que se tem sobre sua obra, seja ela a que publicamos ou tudo aquilo que eles produziram até aqui.

Para este trabalho foram convidados Luiz Nadal (colunista na Revista Pessoa e mestrando na UERJ com projeto acerca do gênero perfil) e as jornalistas Cris Lisboa e Marília Pozzobom, parceiras em projetos de conteúdo (ambas com matérias publicadas em grandes revistas como a Rolling Stone, Trip e Noize).

Os autores escolhidos são Ivaldo Bertazzo, Tiago Novaes, Ademir Assunção, Fabiana de Barros, J.C. Serroni, Adauto Novaes, Vera Hamburger, Rosely Nakagawa, Eder Chiodetto e Mauro Maldonato – numa ação pensada especialmente para ser publicada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014. Se para a maioria dos leitores a vida dos autores ainda é um mistério, as Histórias por trás das histórias serão, no mínimo, reveladoras.

Boa leitura!

:: Tiago Novaes, o domador de vozes

:: Rosely tem olhos eternamente curiosos

:: Ivaldo, o reparador de sonhos

:: Mauro não é uma ilha

:: Ademir, o condutor de entrevistas

:: O inexplicável de Vera

:: Serroni, o armador de cenários

:: Eder: da inquietação, vem a arte

:: Fabiana, a ampliadora de obras