Sesc SP

postado em 06/03/2017

Era o hotel Cambridge

era-hotel-cambridge-dest

O filme, a história de ocupação de um prédio abandonado em São Paulo, e o livro, o registro do processo de pré-produção do longa, convidam à reflexão sobre a moradia nos grandes centros urbanos

 

O livro Era o hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação, da arquiteta e diretora de arte Carla Caffé, é uma obra que registra a experiência pedagógica e artística da autora em parceria com alunos do curso de arquitetura da Escola da Cidade. O projeto explorou as fronteiras entre arquitetura e cinema e entre arte e educação ao desenvolver o trabalho cenográfico, o desenho dos figurinos e a direção de arte do premiado filme Era o hotel Cambridge, de Eliane Caffé.

O longa-metragem, produzido pela Aurora Filmes, é uma ficção que e se passa inteiramente dentro do edifício Cambridge, localizado no centro de São Paulo. O prédio de 15 andares, um hotel de luxo na década de 1950, ficou abandonado durante anos até ser ocupado pelo movimento Frente de Luta por Moradia (FLM), em 2012.

Por meio da linguagem de história em quadrinhos, o livro retrata o longo processo de pré-produção do filme, em que os alunos de arquitetura puderam conviver intensamente com os moradores do edifício e desenvolver o projeto cenográfico de forma a também equipar os espaços de convivência dos residentes com melhorias arquitetônicas que poderiam ser deixadas no local. O antigo salão de jantar, por exemplo, foi equipado para se transformar na lan house da personagem Uta durante as filmagens e, posteriormente, tornou-se a biblioteca coletiva da comunidade. O antigo bar do hotel foi ambientado para ser o teatro do personagem Apolo, e hoje é um brechó e um espaço de trabalho das costureiras que vivem na ocupação, entre outras transformações.

Mesclando trabalho e criação coletiva e o problema da falta de moradia nas grandes cidades, a obra revela que fazer cinema é muito mais do que fazer um filme. Voltada a educadores, arquitetos, estudantes, cineastas e interessados em cinema e na questão do morar nas grandes cidades, a publicação retrata o grande desafio de ensinar, criar e trabalhar coletivamente em um espaço incomum, precário e com pessoas de origens, línguas e histórias tão diversas.

Como a própria autora explica na introdução, “(...) ao final do processo de direção de arte e filmagem, havia tanto material produzido coletivamente pelos alunos e oficinas e tantas imagens de caráter estético e investigativo que foi possível construir esta narrativa visual de contornos arquitetônicos sobre o processo de feitura da direção de arte do filme. Assim, nesta história em quadrinhos emerge toda essa aventura que explorou as fronteiras entre o cinema e arquitetura por meio de uma experiência pedagógica, a fim de nos sensibilizar para as inúmeras maneiras do fazer artístico e lançar uma reflexão emergencial sobre a moradia nos grandes centros urbanos”.

Além da introdução da autora Carla Caffé, Era o hotel Cambridge traz textos de Eliane Caffé, Jorge Lobos, Lucia Santaella, Nabil Bonduki e Raquel Rolnik, além de uma entrevista com Carmen Silva, líder da Frente de Luta por Moradia (FLM).

 

Ficha técnica do filme
Era o hotel Cambridge (93 min.)
Sinopse: O filme conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes. O filme estreou no 64th Festival de San Sebastián, na Espanha, e já foi exibido na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo (onde recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Voto Popular) e no Festival do Rio (onde ganhou o Prêmio de Melhor Filme pelo Voto Popular, Melhor Montagem e também Prêmio da Crítica Internacional – Premio FIPRESCI).
Direção: Eliane Caffé
Produzido por: Rui Pires, André Montenegro, Edgard Tenembaum e Amiel Tenenbaum
Diretora de arte: Carla Caffé e alunos da Escola da Cidade
Direção de fotografia e câmera: Bruno Risas
Montagem: Márcio Hashimoto
Elenco: José Dumont, Carmen Silva, Isam Ahamad Issa e Guylain Mukendi
Atriz convidada: Suely Franco
Participação Especial: Lucia Pulido e Ibtessam Umran
Gênero: Drama
Produção: Aurora Filmes
Coprodução: Tu Vas Voir (França), Nephilim Producciones (Espanha) e Apoio (Brasil)
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Distribuição: Vitrine Filmes

 

* Serviços:

o que:

Lançamento do livro Era o hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação, de Carla Caffé, e pré-estreia do filme Era o hotel Cambridge, de Eliane Caffé. 

onde:

CineSesc | Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.

quando:

13 de março de 2017, segunda-feira. 18h30 sessão de autógrafos e 21h exibição do filme. 

quanto:

Grátis. Retirada de ingressos para o filme a partir das 18h30 na bilheteria do CineSesc. 

o que:

Roda de conversa sobre o livro Era o hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação, de Carla Caffé, com exibição do making of do filme Era o hotel Cambridge, de Eliane Caffé. 

onde:

Casa do Saber | R. Dr. Mario Ferraz, 414

quando:

14 de março de 2017, terça-feira. 20h.

quanto:

Grátis.

o que:

O making of do filme e o livro "Era o Hotel Cambridge" são o ponto de partida para um bate-papo sobre a importância da colaboração entre os segmentos sociais na produção literária e audiovisual. Participam a autora Carla Caffé, a roteirista Inês Figueiró e a líder comunitária Carmen Silva.

onde:

Sesc Campo Limpo | Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120

quando:

21 de março de 2017, terça-feira. 20h.

quanto:

Grátis. 

o que:

Roda de conversa e sessão de autógrafos com a autora Carla Caffé, a roteirista Inês Figueiró e a líder comunitária Carmen Silva

onde:

Blooks Livraria | Shopping Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569, piso 03

quando:

28 de março de 2017, terça-feira. 20h.

quanto:

Grátis. 

o que:

Era o Hotel Cambridge - Debate + lançamento do livro com Eliane e Carla Caffé e a líder do movimento de luta por moradia Carmen Silva.

onde:

FAU - USP | Rua do Lago, 876, 05508080 São Paulo

quando:

30 de março de 2017, quinta-feira. 18h.

quanto:

Grátis. 

o que:

Roda de conversa e sessão de autógrafos com a autora Carla Caffé, a roteirista Inês Figueiró e a líder comunitária Carmen Silva

onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro, São Paulo - SP

quando:

04 de abril de 2017, terça-feira. 19h.

quanto:

Grátis.

o que:

Lançamento do livro com bate-papo, seguido de sessão de autógrafos, com Carla Caffé.

onde:

Sesc Araraquara | R. Castro Alves, 1315 - Quitandinha, Araraquara - SP

quando:

23 de maio de 2017, terça-feira. 20h30.

quanto:

Grátis.

o que:

Lançamento do livro com bate-papo, seguido de sessão de autógrafos, com Carla Caffé.

onde:

Sesc São José dos Campos | Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas. São José dos Campos - SP

quando:

06 de jundo de 2017, terça-feira. 21h.

quanto:

Grátis.

Veja também:

:: O Estado de S. Paulo | A questão da moradia está no centro de 'Era o Hotel Cambridge', de Eliane Caffé

:: Folha de S. Paulo | 'Era o Hotel Cambridge' capta com êxito vidas em condições precárias

:: @edicoessescsp | facebook, twitter, instagram, youtube

Galeria

Produtos relacionados