Sesc SP

postado em 27/03/2017

O teatro dos mortos

teatro-mortos-dest

      


Criador da Escola de Espectadores de Buenos Aires, Jorge Dubatti vem ao país para lançar obra inédita que aborda o teatro como uma experiência de perda e outros conceitos ligados à filosofia do teatro

 

Com mais de vinte anos de atuação na pesquisa científica, experimental e teórica sobre a filosofia teatral, Jorge Dubatti discorre sobre questões essenciais para o entendimento do teatro contemporâneo no livro O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro.  Inédito no Brasil, o livro foi especialmente adaptado pelo autor para apresentar os principais pontos de sua abordagem filosófica sobre o teatro para o público brasileiro.

Jorge Dubatti é crítico, historiador e professor universitário especializado em teatro. Doutor pela Universidade de Buenos Aires (UBA) na área de história e teoria das artes, Dubatti ministrou aulas como professor visitante no Brasil, na Colômbia, no Chile, na Espanha, nos Estados Unidos, no México e no Uruguai. Dubatti fundou e dirige desde 2001 a Escuela de Espectadores de Buenos Aires, que atualmente conta com trezentos e quarenta alunos.

Dividido em oito capítulos, o livro expõe as principais linhas de força da filosofia do teatro, sob a perspectiva do teatro latino-americano, e tem a bem-vinda ousadia de lançar por suas duas centenas de páginas uma série de perguntas radicais que pretendem levar todo amante do teatro a se comportar como um filósofo do teatro. Na publicação, estão contempladas a construção da ausência e da presença no teatro e as formas de perda, luto e memória plasmadas em torno dele; as contribuições do pensamento teatral para a epistemologia do “teatrar”; a fenomenologia do acontecimento teatral; e as bases científicas para o trabalho do ator.

No início da obra, Dubatti apresenta aos leitores a razão do título O teatro dos mortos: “porque acredito que esse nome encerra a definição mais difícil de aceitar, mas que é preciso, nos estudos teatrais: a do teatro como experiência de perda”. Segundo ele, esse e outros conceitos abordados no livro guardam íntima relação com suas pesquisas em filosofia do teatro, “a partir das quais foi possível avançar tanto na questão epistemológica, isto é, no problema da produção de conhecimento científico sobre teatro e nos desafios desse processo, como na reformulação de certos núcleos fundamentais na teatrologia”, afirma. Além disso, amplia o campo da estética teatral ao esmiuçar a relação do teatro com o ser e a própria linguagem.

 

Na mídia:

:: Folha de S. Paulo | Amantes do teatro se tornam filósofos, diz historiador. Por Helena Carnieri

Veja também:

:: Penso o teatro, logo existo | Em O teatro dos mortos: uma introdução à filosofia do teatro, Jorge Dubatti contribui para o entendimento das chamadas teatralidades contemporâneas e sua relação com a totalidade do mundo. Por Welington Andrade

:: Vídeo

:: Trecho do livro

 

 

* Serviços:

o que:

Lançamento do livro O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro.
Encontro do autor com a jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli, seguido de sessão de autógrafos.

onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro, São Paulo - SP

quando:

08 de abril de 2017, às 17h. 

quanto:

Grátis. 

o que:

Oficina experimental da Escola de Espectadores de Buenos Aires, com Jorge Dubatti.

onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro, São Paulo - SP

quando:

7 e 8 de abril de 2017 |  A oficina é composta por duas partes: apresentação do espetáculo "Bispo", no dia 7/4, sexta, às 21h, e encontro com o autor no dia 8/4, sábado, às 15h, no Teatro. É obrigatório assistir ao espetáculo para participar da oficina com Dubatti.  

quanto:

De R$ 9,00 a R$ 30,00 | 50 vagas. Inscrições a partir de 1 de abril, no portal Sesc ou nas unidades. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Produtos relacionados