Sesc SP

postado em 26/04/2017

Mediação entre arte e público

<i>Fiteiro cultural</i> - Suíça
Fiteiro cultural - Suíça

      


2ª edição do livro Aberto [Open]: fiteiro cultural traz novos textos, imagens e uma entrevista inédita com Fabiana de Barros, autora de uma intervenção artística reconhecida como um lugar de encontro

 

O livro Aberto [Open]: fiteiro cultural foi publicado pela primeira vez em 2005 e apresentava, no contexto da arte pública, as diversas configurações nas quais a obra Fiteiro cultural, de Fabiana de Barros, foi realizada. Concebido em 1998 para uma residência artística de dois meses em João Pessoa, o Fiteiro traz novas formas de pensar as relações entre arte, criação coletiva, exibição e participação do público. Nesta instalação, Fabiana de Barros projetou e montou um quiosque na praia, conhecido como “fiteiro” na Paraíba, criando um lugar de encontro, convívio e intervenção artística e cultural. Na ocasião da primeira edição do livro, o Fiteiro já havia percorrido diversos países além do Brasil, como Grécia, Suíça, EUA, Cuba, Armênia e Portugal, cujas montagens estão fartamente documentadas por meio de fotografias, desenhos do projeto e textos de artistas e curadores que nele colaboraram.

Após a publicação da primeira edição, o Fiteiro continuou sua carreira nacional e internacional, tendo sido montado novamente no Brasil, em São Paulo (2004 e 2006) e em Porto Alegre (2009). Também foi realizado em diversas partes do mundo, em cidades como Dunquerque (2005), na França; Larissa (2005), na Grécia; Milão (2007), na Itália; Genebra (2007, 2011, 2012), Berna (2010) e Bienne (2009), na Suíça; Jerusalém (2010), na Palestina; e Berlim (2012), na Alemanha; além de, desde 2008, ter uma base na internet, na comunidade virtual Second Life.

Bilíngue, o livro agrega o registro dessas experiências, além de novos textos e uma entrevista inédita com Fabiana de Barros. O lançamento da segunda edição da obra aconteceu no Sesc Pompeia, juntamente com a abertura da exposição (+ = -) Mais é igual a menos - 18 anos de Fiteiro Cultural.  A mostra –(+ = -) Mais é igual a menos –  nome tirado de um poema do artista alemão Josef Albers (1888 - 1976) – traz fotos e filmes que refazem o trajeto do Fiteiro Cultural e maquetes de oito quiosques, além de obras inéditas de Fabiana de Barros, como uma série de relevos envolvendo desenho, recorte, reconstrução, escultura e fundição.

 

Veja também: 

:: Trecho do livro

 

 

:: Noite de lançamento no Sesc Pompeia

Lançamento do livro Aberto [Open]: fiteiro cultural e abertura da exposição (+ = -) Mais é igual a menos - 18 anos de Fiteiro Cultural. (Foto: Edmar Júnior | Sesc)

Publicado por Edições Sesc SP em Segunda, 3 de abril de 2017

 

Produtos relacionados