Sesc SP

postado em 08/05/2017

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

abrahao-sanovicz-desenhos-gravuras-dest

Pela primeira vez publicados, os desenhos e gravuras reunidos nesta obra apresentam a face menos conhecida do arquiteto brasileiro Abrahão Sanovicz: de autorretratos a desenhos de objetos, paisagens e nus

O lançamento acontece dia 26 de maio de 2017, sexta-feira, às 19h, na Livraria Martins Fontes Paulista.*

 

Discípulo de João Batista Vilanova Artigas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Abrahão Sanovicz (1933-99) projetou teatros, centros de lazer, conjuntos habitacionais, escolas, casas e edifícios. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, Sanovicz teve extensa produção não só como arquiteto, mas também como designer, pintor, gravador e professor. Organizado pela neta do artista, Fernanda Sanovicz, o livro Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras apresenta uma faceta intimista e menos conhecida do renomado arquiteto: a de desenhista de situações e temas diversos, muitas vezes distantes do universo da arquitetura.

Abrahão Sanovicz nasceu em Santos (SP) e, além de arquiteto, era um exímio artista plástico. Esse interesse pela arte o levou a procurar, no ano de 1952, a recém-criada Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna em São Paulo. Formou-se em 1958 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e logo depois foi trabalhar em um escritório de desenho industrial em Milão. De 1962 a 1999, Sanovicz atuou como docente no curso da FAU-USP, onde viria a se tornar um ativista das causas urbanísticas e criador de importantes projetos arquitetônicos, entre eles o Teatro Municipal de Santos e o prédio do Sesc Araraquara.

No livro estão distribuídos os desenhos e gravuras inéditos de acordo com os temas mais recorrentes na sua produção: desenhos autorreflexivos, feitos durante as reuniões de que participava, judaicos, diálogos visuais com outros artistas, nus, objetos, paisagens, pessoas, desenhos em pastel e gravuras. Fernanda Sanovicz também assina o texto de introdução do livro, em que explica a trajetória e influências do “vovô China”.

Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras conta ainda com um ensaio biográfico escrito pela professora da FAU-USP Helena Ayoub, que acompanha a trajetória profissional de Sanovicz desde o estágio no escritório de arquitetura em Santos à realização de grandes projetos e à livre-docência na FAU-USP; e com um artigo do jornalista José Wolf, que analisa o traço “enxuto e plural”, “racional e democrático” do artista. 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Abrahão Sanovicz: desenhos e gravuras

Bate-papo com Fernanda Sanovicz e Helena Ayub, seguido de sessão de autógrafos.
onde:

Livraria Martins Fontes Paulista | Av. Paulista, 509 - Bela Vista - São Paulo / SP.

quando:

26 de maio de 2017, sexta-feira, às 19h.

quanto:

Grátis. 

Veja também:

:: Trecho do livro

 

 

 

:: @edicoessescsp | facebook, twitter, instagram, youtube

Galeria

Produtos relacionados