Sesc SP

postado em 06/07/2017

Na hora da decisão

na-hora-da-decisao-dest

      


Além de lançar um livro em que questiona se o ser humano é realmente a máquina pensante que considera ser, em agosto Mauro Maldonato vem ao país para participar de uma série de atividades

 

O escritor e psiquiatra italiano Mauro Maldonato está acostumado a lançar-se sobre temas que desafiam a mente humana. Em seus livros nos deparamos com questões incomuns, mas que nem por isso são menos instigantes. Este é o caso de Na hora da decisão: somos sujeitos conscientes ou máquinas biológicas?, título em que questiona se o ser humano é realmente a máquina pensante que considera ser, capaz de controlar o que está ao seu redor, avaliar problemas e pesar prós e contras antes de tomar decisões consideradas as mais adequadas. Mas será que somos, de fato, conscientes dessas ações?

Diante da infinita variedade e complexidade das ações humanas, Mauro Maldonato procura compreender as origens e razões das atividades da mente. A racionalidade e a certeza têm seu papel examinado pelo autor que, desde o princípio de suas reflexões, aponta a imprevisibilidade e a incerteza como fatores centrais para a ação humana. A dúvida, o ensaio e o erro fazem parte da construção da estratégia para que o indivíduo possa decidir, considerando até onde é possível ou desejável correr riscos. Para o autor, a decisão é um processo psíquico, que envolve racionalidade, intuição, normas culturais e biológicas, além de desejos inconscientes.

Mauro Maldonato estará no País para participar de uma série de atividades e lançar seu novo livro. Os encontros com o autor acontecem em agosto e são uma uma rara oportunidade para o público brasileiro adentrar uma matéria que é de interesse geral, já que cada decisão que tomamos traz consigo, em maior ou menor intensidade, impacto na vida pública e privada. Compreender os processos que estão por trás das atitudes que assumimos pode ser um recurso oportuno para avaliarmos se realmente fazemos as melhores escolhas.

 

Veja também:

Improvisação: a revelação do inesperado | Mauro Maldonato parte do universo da música para abordar os processos e percursos, entre o inconsciente e a consciência, envolvidos no ato de improvisar

Trecho do livro

 

 

 


PROGRAMAÇÃO | AGOSTO 2017

 

:: Dia 05 | sexta-feira
08h às 17h
Workshop | Neuromarketing: inovação, métrica e prática

Mauro Maldonato participa de uma das mesas do workshop Neuromarketing: inovação, métrica e pratica, uma iniciativa do IBN - Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia. Saiba mais em www.ibnbrasil.com.br

 

:: Dia 08 | terça-feira
19h30 
Lançamento | Na hora da decisão: somos sujeitos conscientes ou máquinas biológicas?

Mauro Maldonato recebe o público para um bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo - SP)

 

:: Dias 09, 10 e 11 | quarta a sexta-feira
19h30
Curso | Decisão, intuição , improvisação: o poder do inconsciente na nossa vida cotidiana

Mauro Maldonato ministra um curso de curta duração no Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo. Mais informações em breve no site sescsp.org.br/cpf

 

:: Dia 16 | quarta-feira
20h 
Lançamento | Na hora da decisão: somos sujeitos conscientes ou máquinas biológicas?

Mauro Maldonato recebe o público para um bate-papo e sessão de autógrafos no Sesc Santo André (R. Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar, Santo André - SP)

 

:: Dia 17 | quinta-feira
20h 
Lançamento | Na hora da decisão: somos sujeitos conscientes ou máquinas biológicas?

Mauro Maldonato recebe o público para um bate-papo e sessão de autógrafos na Casa do Saber (R. Dr. Mário Ferraz, 414. São Paulo - SP)

 

:: Dia 18 | sexta-feira
19h

Lançamento | Na hora da decisão: somos sujeitos conscientes ou máquinas biológicas?

Mauro Maldonato recebe o público para um bate-papo e sessão de autógrafos na USP - Centro Universitário Maria Antônia (R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP)

 

Produtos relacionados