Sesc SP

postado em 25/08/2017

Uma nova introdução à arte do século XX

nova-introducao-arte-seculo-xx-dest-2

Jean-Philippe Domecq desconstrói as reflexões e a crítica comumente elogiosa sobre a arte moderna e contemporânea

 

Em Uma nova introdução à arte do século XX, o romacista e ensaísta francês Jean-Philippe Domecq questiona o senso comum que envolve o olhar em relação à arte do século passado, reavaliando o tratamento canônico que a historiografia oficial, os meios de comunicação de massa e a indústria cultural dão às criações artísticas e aos eventos que permearam o turbulento século XX.

Sem se desviar da polêmica e do debate, o autor lida com questões conceituais como a etnologia, a pré-história, o Oriente, a abstração pictórica, o surrealismo e o “teorismo”, e também problematiza o trabalho de artistas europeus consagrados como Pablo Picasso, Henri Matisse, Pierre Bonnard, Marcel Duchamp e René Magrite, entre tantos outros, não deixando de destacar o impacto das influências externas apreendidas por esses grandes nomes em seu fazer artístico.

Domecq encara a modernidade artística de modo muito particular, e esse seu revisionismo histórico é uma grande contribuição para nos afastarmos da apatia de lidar com o legado artístico e cultural do século passado a partir do senso comum, da superficialidade, de um status quo crítico já dado e inquestionável.

Uma nova introdução à arte do século XX é um convite ao incômodo e à ampliação do pensar. Por meio da obra, o leitor tem a oportunidade de sair de sua zona de conforto intelectual e considerar novas perspectivas em sua reflexão sobre o passado, não perdendo de vista, assim, novos olhares também para nossa contemporaneidade, herdeira inelutável desse conturbado e rico século XX que, irremediavelmente, entremeia nosso presente.

 

Veja também:

:: O que mantém a arte viva? | Em Uma nova introdução à arte do século XX, autor revê as principais postulações estéticas das artes moderna e contemporânea, desconfiando do processo de mitificação que lhes dá sustentação

:: Trecho do livro

 

 

:: @edicoessescsp | facebook, twitter, instagram, youtube

Produtos relacionados