Sesc SP

postado em 19/10/2017

A vingança de Platão

vinganca-platao-dest

      


Conhecido pelo pioneirismo no movimento socioambiental moderno, William Ophuls reflete sobre como constituir uma consciência política baseada na ecologia

 

Partindo da premissa radical de que a “sustentabilidade” é impossível, William Ophuls faz um chamado provocador no livro A vingança de Platão: política na era da ecologia. Nele, o autor adverte que estamos a caminho de um futuro pós-industrial que, por mais tecnológico e sofisticado, se assemelhará ao passado pré-industrial em muitos aspectos importantes, exigindo transformações sociais que levarão a uma nova política de direito natural baseada nas realidades da ecologia, da física e da psicologia.

Autor do premiado Ecologia e política da escassez (1977), Ophuls debate no livro aquilo que considera os cinco males da civilização: “exploração ecológica, poderio militar, desigualdade econômica, opressão política e mal-estar espiritual”, apontando que a essência política do homem é o fator decisivo para a reconquista de uma maturidade ética e social, que será capaz de preservar o planeta para as gerações futuras. O título remete a Platão porque, para Ophuls, a filosofia política ensejada em A república vislumbra a busca de uma vida melhor e mais consciente.

Organizado em torno de três grandes temas ("A necessidade do direito natural", "As fontes do direito natural" e "A política da consciência"), o livro estabelece leituras inovadoras de filósofos como Platão, Hobbes e Rousseau, que se somam a conceitos científicos, históricos e econômicos, aproximando-os da contemporaneidade para ponderar sobre tópicos relacionados à ecologia, ao meio ambiente e à sustentabilidade. “Em vez de competir com especialistas contemporâneos em assuntos ambientais, decidi recorrer desde o começo a autores clássicos, testados pelo tempo, que atacaram de modo eloquente e convincente os problemas centrais da política”, afirma Ophuls.

A vingança de Platão defende que a escassez ecológica é um dilema que só pode ser solucionado por um novo modo de pensar, resultando em uma nova ordem política. Para Ophuls, a sociedade de escassez na qual estamos inseridos sofre de ausência de valores éticos e morais, e a busca por uma necessária mudança social deve começar pela revisão dessa situação a partir de matrizes do pensamento ocidental.
 

Veja também:

:: Escassez ecológica | Em A vingança de Platão: política na era da ecologia, William Ophuls discute modos de vida sustentáveis em um mudo pautado pelo consumo exagerado

:: trecho do livro

 

 

*Serviços:

o que:

A vingança de Platão: política na era da ecologia

O professor do Departamento de Geografia e da Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP, Wagner Costa Ribeiro, e o Coordenador de políticas públicas do Imaflora, Renato Morgado discutem os temas abordados na obra.

onde:

Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo - SP.

quando:

20 de junho de 2018 - quarta-feira, às 19h30.

quanto:

Grátis.

 

Produtos relacionados