Sesc SP

postado em 13/11/2017

Cidade das ideias: São Paulo

cidade-ideias-dest

      


Edição bilíngue traz o conteúdo da conferência global que discutiu soluções baseadas em arte e cultura para os centros urbanos

 

O livro Cidade das ideias: São Paulo, uma coedição entre as Edições Sesc São Paulo e o New Museum,  traz, em edição bilíngue, o conteúdo do encontro homônimo que aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro de 2013, no Sesc Pompeia. O Ideas City [Cidade das Ideias] é uma iniciativa do New Museum que envolve centenas de organizações ligadas às artes e à educação. Realizadas em diversas cidades ao redor do mundo a cada dois anos, as conferências discutem a situação particular de cada uma delas, bem como questões relacionadas à vida nas metrópoles contemporâneas. Com o tema ‘Capital Inexplorado’, o festival discutiu, em São Paulo, os recursos que estão sob ameaça e examinou o que está subutilizado nas cidades, para que se possam criar novas abordagens e utilizar criativamente esses recursos, cada vez mais raros, com a participação dos cidadãos, que buscarão soluções na arte e na educação.

O Ideas City aconteceu em paralelo à X Bienal de Arquitetura de São Paulo e teve como convidado o premiado arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha para a palestra de abertura. Foram três dias de painéis, conversas e workshops que discutiram o futuro das cidades com a visão de que a arte e a cultura são essenciais para a vitalidade e a energia dos centros urbanos. A iniciativa proporciona um espaço de discussão para artistas, arquitetos, designers, urbanistas, sociólogos e líderes comunitários trocar ideias, identificar problemas e soluções, além de mobilizar a participação ativa do público.

Entre os temas abordados na publicação está "Canalizando a resistência: a raiva como capital inexplorado", com os debatedores Teddy Cruz, professor de cultura pública e urbanismo na Universidade da Califórnia, e Adam Greenfield, professor, escritor, urbanista, fundador e diretor da Urbanscale, que falaram sobre como a raiva e a frustração podem ser transformadas em comportamentos construtivos para mobilizar populações em prol de suas reivindicações.

Com moderação do arquiteto Guilherme Wisnik, o painel "De quem é o centro? Colonização, conceituação, capitalização" contou com a participação do pesquisador urbano e ativista em Istambul Yasar A. Adanali, a brasileira Ana Paula Cohen, curadora independente, editora e escritora, Suketu Mehta, escritor e professor da Universidade de Nova Iorque, e Charles Renfro, sócio da Diller Scofidio + Renfro, considerada uma das cinquenta empresas de design mais inovadoras do mundo.

Há também a transcrição do "Entreato", um interessante aparte feito por Eva Franch i Gilabert, diretora executiva e curadora-chefe da Storefront for Art and Architecture, de Nova York, e do Pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014.

A tecnologia e suas redes foram tema do segundo painel, "Fazendo a ponte entre divisores: gente, tecnologia, redes". Mediado pelo compositor, cantor, guitarrista, artista e produtor Arto Lindsay, o debate teve como convidados a artista de mídia e professora da Universidade de São Paulo Giselle Beiguelman, o arquiteto, urbanista e professor Carlos Leite, e a diretora internacional para  liberdade de expressão da Fundação Electronic Frontier Jillian C. York.

Três artistas brasileiros nascidos em diferentes cidades estiveram no centro da discussão da mesa "Adotando a provocação: as artes e a criação da identidade": Jac Leirner, Jonathas de Andrade e Lucia Koch falaram do papel do espaço na criação artística e de que modo as cidades influenciam suas obras.

Ao final da publicação, há a transcrição dos temas abordados durante uma oficina em que as conversas sobre o ‘Capital Inexplorado’ foram discutidas em um nível mais pragmático com participantes das mesas e convidados. Chamada de ‘group-sourcing’, produção de conhecimento em grupo, esse trecho que encerra o livro contou com a coordenação de Fernanda Brenner, artista fundadora e diretora do Pivô, Martin Corullon, arquiteto e fundador da METRO Arquitetos, Renato Cymbalista, professor de História Urbana da FAU-USP, Daniel Lima, artista e ativista, Ligia Nobre, historiadora e cocuradora da X Bienal de Arquitetura de São Paulo e Benjamin Seroussi, curador e membro do Conselho Consultivo da Casa do Povo.

Produtos relacionados