Sesc SP

postado em 30/11/2017

Viagem no tempo

Vista aérea da praia de Copacabana. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional
Vista aérea da praia de Copacabana. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional

      


Copacabana: a trajetória do samba-canção (1929-1958), de Zuza Homem de Mello, percorre a história do gênero musical desde seu surgimento nos teatros de revista até o advento da bossa nova*

 

É sempre um prazer enorme ler um texto de Zuza Homem de Mello. Por um lado, o autor dispensa apresentações, sendo um dos maiores conhecedores de música em nosso país. Mas existe algo a mais. É o jeito que ele escreve. O fato de ter sido contrabaixista, técnico de som, apresentador de programas de rádio, jornalista cultural e produtor de shows e discos (sendo que exerce várias dessas atividades até hoje) lhe permitiu um acesso especial aos bastidores do meio artístico e aos próprios músicos. Dessa forma, ele presenciou pessoalmente muito do que conta em seus livros, e isso dá um sabor todo especial a sua escrita. Para os leitores, é como se um velho amigo estivesse confidenciando algo que testemunhou, compartilhando as situações que teve o privilégio de vivenciar.

Este novo livro, Copacabana: a trajetória do samba-canção (1929-1958), não é diferente. Zuza consegue a proeza de nos fazer reviver toda uma época do Rio de Janeiro, como se estivéssemos lá com ele, tomando sol na praia mais famosa do mundo, passeando no calçadão, indo ao cinema no Rian, assistindo a um show no Casablanca, tomando um uísque no Vogue ou cavando um convite para o Baile dos Cafajestes. E mesmo os fatos que não pôde presenciar, que recuam aos anos 30 e 40, são recriados por meio das muitas entrevistas que o autor fez com os artistas daquele tempo.

É assim que se estrutura esta história do samba-canção, que traça a sua trajetória completa desde o surgimento nos teatros de revista até seu auge entre 1946 e 1958, quando se torna o gênero musical de maior sucesso no Brasil.

Como símbolo do livro, Zuza adota a música “Copacabana”, de João de Barro e Alberto Ribeiro, lançada por Dick Farney em 1946 — assinalando aí o icônico bairro do Rio onde as casas noturnas se concentraram após o decreto do presidente Dutra fechando os cassinos.

O perfill biográfco de Dick Farney é, aliás, um dos pontos altos do livro, que aborda também a vida de todos os principais compositores do gênero e suas obras, como Ary Barroso, Noel Rosa, Herivelto Martins, Antonio Maria, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Cartola, Luiz Bonfá, Billy Blanco e Tom Jobim — incluindo nomes menos conhecidos e não menos importantes como Custódio Mesquita, José Maria de Abreu, Luís Antônio e Valzinho; arranjadores e instrumentistas como Radamés Gnattali, Garoto e Fafá Lemos (estes dois integrantes do fundamental Trio Surdina); e intérpretes como Linda Batista, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, Miltinho, Nora Ney, Doris Monteiro, Elizeth Cardoso, Angela Maria, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Os Cariocas, Sylvia Telles e os cantores-compositores Tito Madi, Dolores Duran e Maysa — artistas cuja produção na época foi toda registrada em discos de 78 rotações e LPs de dez polegadas.

Outro destaque do livro é a análise das letras e das melodias dos sambas-canção, em que se demonstra que o gênero foi fundamental para a modernização da nossa música popular. Seu ritmo mais lento, além de ideal para o casal dançar juntinho, permitiu aos compositores uma grande sofisticação das harmonias, com os recitativos (espécie de introdução às canções) e, principalmente, com as modulações, em que tonalidades diferentes e cromatismos são introduzidos nas frases musicais, antecipando o advento da bossa nova.

Por tudo isso Copacabana deve se tornar obra de referência dentro dos estudos musicais no Brasil, além de permitir a seus leitores o gosto de se transportar para um verdadeiro paraíso sobre a Terra que era o Rio de Janeiro dos anos 1930, 1940 e 1950.


*Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro, uma coedição entre as Edições Sesc e a Editora 34.

 

Veja também:

:: Trecho do livro

 

 

Produtos relacionados