Sesc SP

postado em 13/12/2017

Rubens Matuck: tudo é semente

tudo-semente-dest2

      


Obra reúne farta documentação fotográfica e variado aparato textual sobre o ilustrador, gravador, pintor, escultor, desenhista, designer gráfico e professor Rubens Matuck

 

Alimentado por um constante questionamento conceitual e formal e pela inspiração e observação da natureza, Rubens Matuck tem um legado artístico amplo, permeado por desenhos, pinturas, esculturas e ilustrações cujos eixos temáticos são a natureza, a fauna, a flora e a organicidade do homem e seu entorno. Com farta documentação fotográfica e variado aparato textual para a compreensão do processo de criação e experimentação do artista plástico paulistano, o livro Rubens Matuck: tudo é semente, da arquiteta e curadora Rosely Nakagawa, refaz a trajetória de Matuck com fotos de sua vida e obra, além de textos de artistas, músicos, jornalistas, críticos de arte e curadores que mostram sua intimidade e sua formação como artista.

Norval Baitello Junior, professor de comunicação e semiótica da PUC-SP, assina três textos no livro. O primeiro deles é "Poesia Dadá: Rubens Matuck ao pé da letra", que fala da importância das letras para o artista. “A obra de Rubens Matuck toma a letra ao pé da letra. Recriando em vivas cores os poemas dadaístas de sete décadas atrás, nos convida a enxergar de novo a importância da letra, nos conduz a resgatar o infantil dadaísta que brincava com as letras”, afirma o professor em texto publicado no jornal Teuto, em 1995. O segundo é "Os saberes no plural e a singular sabedoria de Rubens Matuck", escrito na ocasião da mostra Tudo é semente, no Sesc Interlagos, em 2015. O terceiro tem como título "A arte científica e a ciência artística – O Museu de Arte Interplanetária".

A relação de Rubens com o mercado de arte é detalhada no texto "De costas para o mercado", de Rui Moreira Leite, arquiteto e pesquisador de arte. Ele afirma: “Alheios aos interesses do mercado de arte no Brasil – que valoriza a pintura em detrimento tanto do desenho quanto da gravura -, alguns artistas seguem trabalhando com o papel como suporte. Uma produção que não é conhecida do que frequenta museus e galerias, mas que tem seu público seleto, avesso aos modismos e negócios de ocasião”.

Rubens Matuck: tudo é semente também inclui a crônica "Explicação do mundo" da escritora, poeta e atriz cearense Ana Miranda, que publicou no livro Deus-dará, em 2003; e "Todos entoam", um trecho de livro homônimo do músico, compositor e pesquisador Luiz Tatit. Entre os outros autores, estão o crítico de arte Jacob Klintowitz, os jornalistas André de Oliveira, Gilberto Dimenstein, Marcos Grinspum Ferraz, Oscar D´Ambrosio, além de uma entrevista concedida por Rubens ao músico, escritor e jornalista Edson Natale intitulada "O buriti".

 

Veja também:

:: Múltipla arte | Rubens Matuck: tudo é semente, de Rosely Nakagawa retrata a trajetória de um artista cuja obra é marcada pela pluralidade de materiais e técnicas e pelas relações com a natureza

:: vídeo

:: trecho do livro

 

 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Rubens Matuck: tudo é semente
Tarde de bate-papo e sessão de autógrafos com a autora, Rosely Nakagawa e o artista Rubens Matuck.

onde:

Rodésia pães e doces | Rua Rodésia, 106, Vila Madalena - São Paulo - SP.

quando:

03 de março de 2018 - sábado, das 11h às 17h.

quanto:

Grátis.


o que:

Lançamento do livro Rubens Matuck: tudo é semente

onde:

Colégio São Domingos | Rua Monte Alegre, 1083, Perdizes. São Paulo - SP.

quando:

07 de abril de 2018 – sábado, das 10h às 13h.

quanto:

Grátis.


o que:

Lançamento do livro Rubens Matuck: tudo é semente

Bate-papo com Rubens Matuck, Rosely Nakagawa, Norval Baitello Jr e Milton Hatoum, seguido de sessão de autógrafos.

onde:

Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93, Pompeia - São Paulo - SP.

quando:

25 de abril de 2018 – quarta-feira, às 19h30.

quanto:

Grátis.


o que:

Lançamento do livro Rubens Matuck: tudo é semente

onde:

Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial - São Paulo - SP.

quando:

01 de maio de 2018 – terça-feira, das 13h às 16h.

quanto:

Grátis.

 

Galeria

Produtos relacionados