Sesc SP

postado em 08/02/2018

Não existe amor perfeito

amor-perfeito-dest

      


A partir do ponto de vista filosófico, Francis Wolff procura definir o mais contraditório e universal dos sentimentos: o amor

 

Vencedor do importante prêmio literário francês Bristol des Lumières logo após seu lançamento, em 2016, Não existe amor perfeito, de Francis Wolff, trata do amor sob o olhar da filosofia, numa tentativa de compreender esse sentimento tão universal e ao mesmo tempo tão instável, complexo e heterogêneo.

Ao questionar-se sobre o intrínseco caráter indefinível do amor, Wolff aponta que um caminho inicial para explicá-lo é sua segmentação em três componentes: amizade, desejo e paixão, que, por sua vez, geram classificações como o amor amical, o amor desejante e o amor passional. O triângulo gerado por essas classificações se desdobra em amores como o amor ciumento, o amor do apaixonado e o amor maternal.

Porém, por mais que inicialmente o autor qualifique o amor como um sentimento que une “o desejo de fazer o bem ao amado e a alegria experimentada em sua presença”, ele termina por aceitar que nenhuma definição exata, sem exceções ou contaminações, é capaz de abranger a totalidade de variáveis em torno desse sentimento tão inconstante quanto arrebatador.

Francis Wolff é professor de filosofia na École Normale Supérieure, em Paris. É autor de artigos e livros dedicados à filosofia antiga, à filosofia da linguagem e à metafísica contemporânea. Pelas Edições Sesc publicou ensaios em vários livros da coleção "Mutações", como A condição humana, A experiência do pensamento, Elogio à preguiça, O futuro não é mais o que era, O silêncio e a prosa do mundo e O novo espírito utópico.

 

Veja também:

:: Vídeo

:: Trecho do livro

 

 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Não existe amor perfeito.

Bate-papo com Francis Wolff e Marcelo Coelho. 

onde:

Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo | Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista - São Paulo - SP.

quando:

01 de março de 2018 - quinta-feira, às 19h30.

quanto:

Grátis. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22/2, às 14h, pelo site sescsp.org.br/cpf ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo

 

Produtos relacionados