Sesc SP

postado em 24/04/2018

Lévi-Strauss

levi-strauss-dest

      


Nesta biografia, Emmanuelle Loyer narra a história de um dos antropólogos mais influentes do seu tempo, um pensador que enxergava na diversidade cultural um dos maiores bens da humanidade

 

Acaba de chegar no Brasil a mais completa obra sobre o intelectual que revolucionou os estudos antropológicos e influenciou gerações de pesquisadores das ciências humanas. Na biografia Lévi-Strauss, a historiadora francesa Emmanuelle Loyer perpassa os 100 anos de vida do pensador belga, período que coincide com os grandes eventos ocorridos durante século XX até a virada para o século XXI.

A obra propõe um mergulho profundo na trajetória de Claude Lévi-Strauss (1908 – 2009). Para tanto, Emmanuelle baseou sua pesquisa em depoimentos, documentos reunidos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, e também nas fichas do acervo pessoal do antropólogo. A partir dessas fontes, pôde concluir que “Lévi-Strauss foi um não conformista clássico, um anticonservador e, ao mesmo tempo, um moralista próximo de Montainge, reivindicando o seu distanciamento observador e colocando sobre a nossa época um olhar subversivo”.

A história de Lévi-Strauss passa ainda por uma experiência íntima com o desenvolvimento das ciências sociais no Brasil e da interpretação de culturas autóctones (povos e nações que mantiveram uma continuidade histórica distinta das sociedades colonialistas). Um dos momentos mais importantes de sua carreira, ainda nos anos 1930, foi marcado pelas expedições em busca de povos indígenas da Amazônia e também pela participação na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, junto a outros intelectuais franceses e brasileiros, entre os quais sua esposa à época, Dina Dreyfus. Faz parte dessa história, ainda, a amizade estabelecida entre o casal e o escritor Mário de Andrade. 

 

Veja também: 

:: Gêmeo de si mesmo | Biografia escrita por Emmanuelle Loyer faz jus à obra do antropólogo Lévi-Strauss, dono de uma personalidade intelectual algo desconcertante

:: Lévi-Strauss e o nosso tempo | Biografia sobre o antropólogo mostra como seus pensamentos ainda moldam o mundo de hoje e é tema de bate-papo na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

:: Trecho do livro

 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Lévi-Strauss

Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e as antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Fernanda Arêas Peixoto, seguida de sessão de autógrafos.

onde:

Sesc Avenida Paulista | Av. Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo / SP.

quando:

08 de maio de 2018 - terça-feira, às 19h.

quanto:

Grátis. Retirada de ingressos com 01 hora de antecedência.

o que:

Lançamento do livro Lévi-Strauss

Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e a antropóloga Fernanda Arêas Peixoto, seguida de sessão de autógrafos na Livraria próxima ao local.

onde:

Sala Villa Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin | Rua da Biblioteca, 21 - Cidade Universitária, São Paulo / SP.

quando:

09 de maio de 2018 - quarta-feira, às 17h.

quanto:

Grátis. 

o que:

Lançamento do livro Lévi-Strauss

Mesa com a autora Emmanuelle Loyer, seguida de sessão de autógrafos.

onde:

Anfiteatro da Cinemateca da UnB (Universidade de Brasília | ICC (Instituto Central de Ciências), Campus Asa Norte, Brasília / DF.

quando:

10 de maio de 2018 - quinta-feira, às 11h30.

quanto:

Grátis. 

o que:

Lançamento do livro Lévi-Strauss

Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Orlando Calheiros, seguida de sessão de autógrafos.

onde:

BiblioMaison - Biblioteca do Espaço Cultural da França | Av. Presidente Antônio Carlos, 58/11º andar - Centro, Rio de Janeiro / RJ.

quando:

11 de maio de 2018 - sexta-feira, às 18h30.

quanto:

Grátis. 

o que:

Bate-papo sobre o livro Lévi-Strauss

Bate-papo com a antropóloga Marta Rosa Amoroso. Grátis.

onde:

Livraria da Vila | Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros, São Paulo / SP

quando:

25 de outubro de 2018 - quinta-feira, às 19h.

quanto:

Grátis. 

 

Galeria

Produtos relacionados