Sesc SP

postado em 24/05/2018

Espaço em obra

espaco-obras-dest

      


Os desafios do urbanismo, o Brasil e as relações entre arte e arquitetura, discutidos a partir de artigos do arquiteto Guilherme Wisnik e do projeto gráfico do designer Julio Mariutti

 

Originalmente publicados entre 2012 e 2016 na revista Bamboo, 42 artigos escritos pelo arquiteto Guilherme Wisnik foram reunidos no livro Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura, título que tem autoria compartilhada com o designer gráfico Julio Mariutti, responsável pela concepção visual do livro. Parceiros também nos tempos em que trabalharam juntos no periódico, Wisnik e Mariutti retomam nesta publicação o diálogo semiótico entre texto e imagem presente na revista, aqui ampliado com a adição de cinco artigos inéditos.

Reorganizados a partir de três chaves temáticas, esses artigos discutem o impasse do urbanismo ante os desafios impostos pelo desenvolvimento, estuda esses dilemas globais com foco no Brasil e analisa intervenções artísticas que dialogam com a cidade e os cidadãos. A partir de perfis analíticos de cidades, artistas, arquitetos e estúdios do Brasil e do mundo, todos retratados a partir de suas obras, Wisnik e Mariutti discutem questões atuais da arquitetura e alternativas urbanísticas sustentáveis.

No livro, encontram-se reflexões sobre Lina Bo Bardi, Hélio Oiticia, Herzog & de Meuron e sobre o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, só para citar alguns exemplos. Ao discutir a convergência entre arquitetura, cidade e arte no mundo, com ênfase no contexto latino-americano, numa arrojada interação entre forma e conteúdo, Espaço em obra chama a atenção para o que há de essencial na arquitetura: promover espaços privilegiados de acolhimento ao público a partir de novas possibilidades construtivas.

 

Clique na imagem para ler trecho do livro

 

Veja também:

:: Transformação contínuaEspaço em obra: cidade, arte, arquitetura, do arquiteto Guilherme Wisnik e do designer Julio Mariutti, reacende a discussão em torno dos dilemas urbanísticos que rondam as cidades

Produtos relacionados