Sesc SP

postado em 20/07/2018

Sesc na Bienal do Livro 2018

Imagem: Ivaldo Bertazzo, Fernanda Montenegro e Xico Sá
Imagem: Ivaldo Bertazzo, Fernanda Montenegro e Xico Sá

      


Pela sétima vez o Sesc São Paulo participa da Bienal Internacional do Livro de SP, entre os dias 3 e 12 de agosto de 2018, no Pavilhão de Exposições do Anhembi

 

O Sesc São Paulo, parceiro cultural da Câmara Brasileira do Livro (CBL), participa do evento com o estande das Edições Sesc, na curadoria parcial do Salão de Ideias e com duas unidades móveis do BiblioSesc, na Praça da Palavra e na Praça de Histórias. Além disso, o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus dependentes, acesso gratuito à Bienal: os matriculados devem apenas apresentar a credencial plena e um documento de identidade com foto na portaria (saiba mais). Cada credencial plena dará direito a um ingresso por dia de evento. São mais de 1.500 horas de atividades e 13 espaços oficiais com atividades relacionadas ao universo literário.

As Edições Sesc trazem para seu estande os mais recentes lançamentos apresentados na 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre eles o livro Fernando Lemos Hilda Hilst, do fotógrafo português Fernando Lemos em coautoria com o professor Augusto Massi, a biografia Tarsila do Amaral, a modernista, da professora e ensaísta Nádia Battella Gotli e o livro Fases da Vida: da gestação à puberdade, do coreógrafo e professor Ivaldo Bertazzo. Atividades e títulos inéditos também fazem parte da programação, como o bate-papo sobre o cinema brasileiro hoje, com Eliane Caffé e Frederico Benevides, e ainda o título Direito, arte e liberdade, organizado por Cristiane Olivieri e Edson Natale.

 

Fernanda Montenegro na Arena Cultural

Centro de atrações da Bienal, a Arena Cultural receberá a lenda viva da dramaturgia brasileira. Fernanda Montenegro, ícone das telas e dos palcos, fará um bate-papo, acompanhada de sua filha, a atriz Fernanda Torres, com Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, sobre seu livro Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico, que conta sua trajetória pessoal e profissional, por meio de textos, fotografias e outros documentos. O encontro acontece no dia 11 de agosto, às 16h.

 

O Sesc na Bienal

Além do estande da editora, o Sesc São Paulo participará da Bienal com a curadoria parcial do Salão de Ideias, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro. Nesse espaço, a programação do Sesc contemplará temas atuais e variados, como pós-verdade, 130 anos da abolição da escravatura, influências orientais na cultura pop, fake news, política, a importância das lideranças negras e literatura contemporânea, entre outros.

O público também poderá contar com duas unidades móveis do BiblioSesc, na Praça da Palavra e na Praça de Histórias. Nesses espaços, além das bibliotecas volantes, o visitante encontrará uma programação que estimula a troca de experiências literárias, culturais e educativas, como contação de histórias, debates, espetáculos de música e literatura e Transarau. Complementam a programação nomes como o dos escritores Eva Furnari e Xico Sá, dos poetas Sergio Vaz e Elisa Lucinda, do quadrinista Marcelo D’Salete, do crítico de gastronomia JB (Julio Bernardo), além dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018, Juliana Leite e Tobias Carvalho.

 

Sobre a 25ª Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do ramo, com a presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates. Ao completar 50 anos, a Bienal traz o mote “Venha fazer esse download de conhecimento”, com a proposta de destacar o livro como principal fonte de conhecimento, em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia proporciona hoje.

Confira a programação completa da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo pelo site www.bienaldolivrosp.com.br.

As atividades do Sesc podem ser conferidas na página sescsp.org.br/edicoes.