Sesc SP

postado em 21/08/2018

Nova história do cinema brasileiro

nova-historia-cinema-brasileiro-dest

      


Lançada em dois volumes, obra apresenta a história do cinema nacional desde os seus primórdios, com o início do cinema mudo, até a produção contemporânea, com os filmes de grande bilheteria

 

Reunindo mais de mil páginas e com organização de Fernão Pessoa Ramos e Sheila Schvarzman, os dois tomos de Nova história do cinema brasileiro traçam um panorama abrangente e atualizado do cinema nacional, reunindo informações desde o início do século XX até a atualidade.

O primeiro volume resgata nosso cinema em diversas regiões do país e se debruça sobre o cinema mudo, o início do cinema sonoro, o gênero chanchada, o cinema independente carioca de 1930 a 1950 e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, importante estúdio cinematográfico brasileiro. A obra encerra-se com dois textos sobre a função educativa do cinema no governo de Getúlio Vargas.

Além dos organizadores, este primeiro volume conta com textos de José Inácio de Melo Souza, Alice Dubina Trusz, Luciana Corrêa de Araújo, Carlos Roberto de Souza, Samuel Paiva, Rafael de Luna Freire, João Luiz Vieira, Luís Alberto Rocha Melo, Afranio Mendes Catani, Flávia Cesarino Costa, Laura Loguercio Cánepa e Natalia Christofoletti Barrenha.

Já o segundo volume trata do cinema nacional desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a contemporaneidade. Nele, são esmiuçados o Cinema Novo, o Cinema Marginal, a criação e o papel da Embrafilme, a pornochanchada, a crise que se abateu sobre o setor e a retomada da produção cinematográfica brasileira do final dos anos 1980 até meados da década de 1990. Por fim, o volume traz ainda um panorama do cinema experimental, da produção de documentários e das ficções contemporâneas até o ano de 2016.

O segundo volume conta com textos, além dos organizadores, de José Mario Ortiz, Arthur Autran, Guiomar Ramos, Lucas Murari, Tunico Amancio, Alessandro Gamo, Luís Alberto Rocha Melo, Carlos Alberto Mattos e Cléber Eduardo.

Ambos os volumes contam ainda com versões digitais ampliadas. O e-book do primeiro volume traz os textos extras “O cinema no Rio Grande do Sul (1918-1934)”, de Glênio Póvoas, e “Massaini, produtor e distribuidor (1935-1992): um lado pouco conhecido do cinema brasileiro”, de Luciano Ramos. Já o e-book do segundo volume apresenta o texto extra “Cinema Novo (1960-1972)”, de Bertrand Ficamos e a extensa filmografia “Lançamentos de filmes brasileiros de 1969 a 2016”, de Luiz Felipe Miranda.

 

Veja também:

:: vídeo

:: trechos dos livros

 

 

 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento dos livros Nova história do cinema brasileiro - Volumes 1 e 2

19h | Sessão de autógrafos
21h | Exibição dos curtas-metragens Os óculos do vovô (Francisco Santos, 1913), A entrevista (Helena Solberg, 1966) e Pouco mais de um mês (André Novais, 2013), seguida de bate-papo com os organizadores do livro.

onde:

CineSesc | Rua Augusta, 2075, Cerqueira César - São Paulo / SP

quando:

03 de setembro de 2018 - segunda-feira, a partir das 19h.

quanto:

Grátis. Retirada de ingresso com antecedência de 1h30 para Credencial Plena e de 1h para os demais públicos na bilheteria do CineSesc.

 

Produtos relacionados