Sesc SP

postado em 10/10/2018

Bill Viola

bill-viola-dest2

      


Escrito por John G. Hanhardt e organizado por Kira Perov, esposa de Bill Viola, livro apresenta a trajetória, as influências e a poética de um dos mais talentosos artistas da contemporaneidade

 

Com texto do curador e historiador de arte John G. Hanhardt e organização de Kira Perov, esposa e diretora executiva do Bill Viola Studio, a primorosa edição de Bill Viola apresenta os primeiros contatos do artista norte-americano com o mundo da videoarte, na década de 1970, e culmina com a criação da obra-prima Martyrs (Earth, Air, Fire, Water), em 2014, encomendada especialmente para exibição na Catedral de São Paulo, em Londres.

No livro, Hanhardt fornece ao leitor uma ampla análise sobre a arte de Bill Viola, dedicando-se a esmiuçar suas inspirações, inquietações e técnicas de trabalho. São abordados, por exemplo, seu período universitário em Nova Iorque, as primeiras experimentações em vídeo, suas viagens e influências, os temas e elementos centrais de suas obras, o contato com o avanço tecnológico no âmbito do vídeo e o início da presença de atores profissionais e performers em suas criações. Tudo isso é entremeado de pinceladas biográficas que corroboram as transições e evoluções artísticas de Viola. Uma dessas pinceladas é, justamente, sua união com Kira Perov, que se torna, além de sua esposa, uma colaboradora essencial em seu trabalho.

Perov, por sua vez, consolida a riqueza do livro com um meticuloso trabalho de seleção e organização de imagens, de modo a conseguir transmitir ao máximo no aparato estático do papel a imensidão e o poder da imagem em movimento concebida pelo artista. Além disso, destacam-se na obra as inúmeras páginas dos cadernos de anotações e rascunhos de Viola, que revelam uma rotina de esboços e planos perpassando cada inspiração.

Contando ainda com depoimentos cruciais do artista sobre algumas de suas obras, Bill Viola é um livro que transmite a intensidade de uma arte que arrebata o espectador e o transporta a novas percepções, deslocando-nos do eixo da normalidade e encaminhando-nos à transcendência e à revelação de algo que permanece não dito.

 

Veja também:

:: Para sentir Bill Viola |  Livro escrito por John G. Hanhardt leva público a descortinar as facetas do tempo e das emoções do videoartista norte-americano

:: vídeo

Galeria

Produtos relacionados