Sesc SP

postado em 01/11/2018

Patrimônio colonial latino-americano

patrimonio-colonial-latino-americano-dest

      


Os traçados das cidades coloniais e as estruturas eclesiásticas com suas obras e ornamentos foram reunidas num livro que documenta três séculos de urbanismo, arquitetura e arte sacra

 

Fruto da extensa pesquisa e das viagens de Percival Tirapeli pelos antigos territórios das Américas espanhola e portuguesa, o livro Patrimônio colonial latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra abrange mais de três séculos de cultura e estética criadas na América Latina durante o período colonial.

Percival Tirapeli é professor titular de história da arte brasileira na Universidade Estadual Paulista. Mestre e doutor em artes visuais pela ECA-USP, realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1980 visita e pesquisa arte e arquitetura em todos os países da América Latina, bem como em Portugal e Espanha.

Fartamente ilustrada por fotografias feitas pelo próprio autor, sua mais recente obra está divida em três partes. Na primeira delas, “Urbanismo colonial”, Percival aborda as diferenças e aproximações entre os traçados das cidades hispano-americanas e as lusas. Analisa os diversos tipos de urbanismo planejado das cidades portuárias muradas e aqueles de urbanismo espontâneo das cidades de mineração. Relaciona ainda as cidades às suas aclamações como patrimônio da humanidade.

Já na segunda parte, “Arquitetura eclesiástica”, o autor apresenta um estudo sobre as estruturas de igrejas, mosteiros e conventos, além de investigar os locais escolhidos para essas construções. Tirapeli revela as ordens religiosas que iniciaram suas construções no início do século XVI nos estilos gótico tardio, renascentista e maneirista – com destaque para o México – e no estilo barroco abrangendo toda a América Latina. Também trata dos monastérios femininos, que contribuíram para a arte barroca e que tiveram seus referenciais nas obras de artistas europeus.

Na última parte de Patrimônio colonial latino-americano, “Arte sacra – mobiliário e ornamentação” complementa as análises das igrejas, tratando de suas fachadas-retábulos (decoração típica da arte sacra), do mobiliário dos altares e de seus complementos ornamentais, como esculturas e pinturas. 

 

Veja também:

:: Prêmio ABCA 2019Patrimônio colonial latino-americano: livro de Percival Tirapeli publicado pelas Edições Sesc recebe Prêmio Sérgio Milliet

:: trecho do livro

 

 

*Serviços:

o que:

Bate-papo sobre o livro Patrimônio colonial latino-americano

Com Percival Tirapeli, seguido de sessão de autógrafos

onde:

Livraria da Vila | Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros, São Paulo / SP

quando:

11 de dezembro de 2018 - terça-feira, às 19h30

quanto:

Grátis


o que:

Bate-papo e sessão de autógrafos do livro Patrimônio colonial latino americano com Percival Tirapeli

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha - Taubaté / SP

quando:

Dia 7 de junho de 2019 – sexta-feira, às 19h30

quanto:

Grátis

 

Galeria

Produtos relacionados