Sesc SP

postado em 14/11/2018

Uma comunidade múltipla

uma-comunidade-multipla-dest

      


Quinze ensaios textuais e visuais perseguem uma reinvenção da subjetividade de quem busca um respiro ante as armadilhas distópicas e reacionárias do mundo contemporâneo

 

Organizada pelo curador português João Laia, Uma comunidade múltipla: Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil busca amplificar o diálogo das artes visuais com outros campos do conhecimento, transitando por horizontes imaginativos e conceituais. Os 15 ensaios textuais e visuais reunidos perseguem uma reinvenção da subjetividade que busca um respiro, mesmo que momentaneamente, das armadilhas distópicas e reacionárias emergentes em diferentes setores e sociedades ao redor do mundo, expressas pela ascensão de governos autoritários, tensões econômicas e catástrofes ecológicas.

Trabalho coletivo e comunitário, colaboram nesta edição artistas e pensadores como Apichatpong Weerasethakul, Donna Haraway, Leela Gandhi, Invernomuto, Daniel R. Quiles, Arseny Zhilyaev, Rodrigo Hernández, e Daniel Steegmann Mangrané.

“Focado na metamorfose que marca esta época, este projeto se contextualiza na atual falta de estabilidade de formas e narrativas para apresentar visões inclusivas sobre o mundo. Tal como os movimentos de diáspora e migratórios que definem, desde o início, a espécie humana, o nosso planeta é multicor, multiespécie e multidimensional. Um outro mundo sempre esteve aqui, e é cada vez mais clara a necessidade de narrativas que abracem seu caráter multifacetado”, escreve Laia no ensaio introdutório.

O Sesc São Paulo e o Videobrasil realizam conjuntamente exposições, ações educativas e editam publicações sobre questões pertinentes para a arte e a sociedade contemporâneas. A parceria entre as duas instituições, dedicadas ao fomento da produção artística brasileira e de países do Sul geopolítico, tem gerado frutos por mais de duas décadas, dentre os quais a realização do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em edições bienais, e o lançamento de publicações de referência para estudiosos das artes e da cultura.

 

Veja também:

:: trecho do livro

 

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Uma comunidade múltipla: Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Apresentação do projeto editorial do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_ VideoBrasil, com a participação da curadora-geral, Solange Farkas.

onde:

Sesc Santos | Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos / SP

quando:

21 de novembro de 2018 - quarta-feira, às 19h30.

quanto:

Grátis. 

 

Galeria