Educação e arte
Textos reunidos em Agite antes de usar exploram desde um olhar crítico sobre a mediação cultural até práticas colaborativas de aprendizagem, convidando o leitor a disparar seus microativismos
Nas últimas décadas, as práticas educativas nas instituições artísticas e culturais vêm atravessando uma profunda transformação. Isso se deve, em grande parte, à retomada de pedagogias basilares, a novos modelos de projetos colaborativos e a uma nova forma de entender o papel social da arte. Assim, mais que atuar como simples colecionadores e exibidores de objetos de arte e atividades artísticas, o museu e a instituição cultural reconfiguram-se como espaços de vivências transformadoras para o público por meio das exposições e atividades educativas que promovem.
Resultado da colaboração entre as instituições MALBA (Argentina) e TEOR/éTica (Costa Rica) a partir de uma série de congressos, fóruns e discussões sobre arte e educação na América Latina, o livro Agite antes de usar: deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina, organizado por Miguel López e Renata Cervetto, traz uma coletânea de artigos e entrevistas que buscam apresentar uma diversidade de reflexões e relatos de experiências sobre o campo da educação artística e a função pedagógica da arte na América Latina.
Os textos estão organizados em cinco partes: "Propostas para uma mediação crítica"; "Espaços de formação e políticas de aprendizagem"; "Atravessando a cena neoliberal a partir da educação artística"; "Protestos, crises e reconstrução dos modelos educativos" e "Dinâmicas afetivas: intercâmbios, colaboração, corpos e contexto". Sua intenção é fomentar um processo de revisão e exploração dos modos latino-americanos de curar, aprender e ensinar arte, a fim de contribuir para a criação de novos modelos de ação e intercâmbio entre artistas, instituições e público. Isso implica repensar as relações entre exposição, pesquisa, curadoria e educação não formal.
Assim, as questões que orientaram a organização do livro giram em torno do atual horizonte transformador da arte e da educação. A importância de se pensar em termos educativos os projetos curatoriais, o renovado interesse das instituições de “empoderar” o público por meio de educadores e mediadores, as transformações pelas quais a figura do educador passou nos últimos anos e a maneira como a sociedade percebe e lida com suas ideias e formas de expressão permeiam os textos de Agite antes de usar. Eles exploram desde um olhar crítico para as estratégias de mediação cultural até práticas auto-organizadas e colaborativas de aprendizagem, convidando o leitor a pensar em sua própria experiência e a disparar seus microativismos.
Veja também:
:: Ensino e aprendizagem | Um novo conceito para a animação sociocultural e a necessidade de mudar o papel do educador são temas examinados por Victor J. Ventosa em Didática da participação: teoria, metodologia e prática
:: trecho do livro
*Serviço:
o que: |
Bate-papo e sessão de autógrafos Bate-papo e sessão de autógrafos com Luiz Guilherme Vergara, autor do artigo "Curadoria educativa: percepção imaginativa/consciência do olhar" |
onde: |
SESC Santos | Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos / SP |
quando: |
Dia 26 de junho de 2019 – quarta-feira, às 19h30 |
quanto: |
Grátis |