Sesc SP

postado em 18/01/2019

De olho no espaço

Galáxia NGC3455, a 65 milhões de anos-luz da constelação de Leão. Foto:ESA/Hubble&NASA/NickRose.
Galáxia NGC3455, a 65 milhões de anos-luz da constelação de Leão. Foto:ESA/Hubble&NASA/NickRose.

      


Livro Um fantasma leva você para jantar estimula a reflexão em torno de um conhecimento que está por trás de diversas ações em nosso dia a dia: o científico

Uma pessoa acorda, toma seu café da manhã, abre o Instagram no smartphone e passa o dedo rapidamente pela tela para não se atrasar; escova os dentes e migra em direção ao trabalho, à universidade ou a qualquer outro lugar. Não raras vezes, para se livrar do trânsito mais pesado do dia a dia, ativa o aplicativo Waze estando no carro ou o Moovit para ver as opções de ônibus e ser guiado até o ponto em que deverá descer. Depois, mais de noite, novamente usa os mesmos apps para ir a um cinema, restaurante ou um barzinho, antes de chegar em casa, fazer alguns afazeres necessários e ir para a cama dormir.

Até aí normal, correto? Correto! Contudo, o que nem essa mesma pessoa, nem eu que escrevo este texto, nem boa parte daqueles que estão o lendo agora percebem é que algumas dessas ações do dia a dia estão intrinsicamente ligadas a um assunto que, na maioria das vezes, realmente passa despercebido: a ciência. E que tais ações são frutos de conhecimentos que atravessam as fronteiras da cosmologia, a teoria da relatividade e avanços teóricos em escala atômica e subatômica. Quer mais? O próprio GPS (Global Positioning System), que nos guia por tantos caminhos, necessita de astros que estão a bilhões de anos-luz da Terra – e que já “morreram” – para ser calibrado.

Tudo isso posto, é propício destacar novamente um livro que aborda esse universo de maneira precisa, curiosa e absolutamente descomplicada: Um fantasma leva você para jantar: do cosmos ao GPS (Edições Sesc), de Ulisses Capozzoli, jornalista especializado em divulgação científica e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo. “Esse livro é uma provocação para a gente abrir o raciocínio para a compreensão de coisas extremamente bonitas”, diz o autor, que escolheu o nome do livro justamente para brincar com o fato de que os quasares, astros com corpos extremamente luminosos, que orientam e corrigem a posição de satélites em relação à irregularidade do movimento de rotação da Terra são fantasmas, pois na prática não existem mais, e o que chega é sua poderosa energia emitida bilhões de anos atrás.

“O que faz com que um navio chegue ao porto, que um avião pouse na pista e que você chegue a um restaurante para jantar é esse fantasma cósmico. Descobrir essas coisas faz as pessoas pensarem.Abrem a cabeça para pensar de outra maneira e a realidade deixa de ser uma coisa dura, definitiva e começa a ser mais flexível”, enfatiza Capozzoli, que em seu texto percorre 2.500 anos de história e inúmeras figuras fundamentais nesse processo do saber, como Copérnico, Einstein e Kant.

Seu livro volta mais uma vez a ficar em evidência depois do que astrônomos anunciaram recentemente. Há poucos dias neste mês de janeiro, por exemplo, foram dados mais detalhes sobre a descoberta de pulsos rápidos de rádio, conhecidos como FRBs – incluindo um sinal repetitivo muito incomum –, vindos de uma fonte localizada a cerca de 1,5 bilhão de anos-luz da Terra. Também foi observado um buraco negro, em meio a uma explosão, “engolindo” uma estrela, ou seja, absorvendo uma quantidade enorme de gás e poeira da mesma. Já outra notícia apontou que mudanças muito rápidas no polo norte magnético da Terra, que está se movendo cerca de 50 quilômetros por ano, obrigou pesquisadores a fazerem uma atualização antecipada e de enorme escala em sistemas de navegação que auxiliam navios, aviões e submarinos no Ártico.

Um fantasma leva você para jantar foi lançado em meados de 2017, em formato e-book e bilíngue, sendo o primeiro volume da série Ciência no Cotidiano. O segundo título, também de autoria Capozzoli, chegou aos leitores ano passado. Intitulado Uma biografia da água: desde a sua origem na infância do universo, o autor fala de astronomia, química, geologia e geopolítica para recontar a história desse elemento essencial fundamental para a existência da vida no planeta.
 

 

UM FANTASMA LEVA VOCÊ PARA JANTAR

Ulisses Capozzoli
Coleção Ciência no Cotidiano
2017 | Livro Digital
ISBN (versão português): 978-85-9493-054-5   
ISBN (versão inglês): 978-85-9493-055-2

Acesse a loja virtual ou no aplicativo de sua preferência, faça a busca pelo título e boa leitura!

  


Veja também:

:: Tutorial e-book | O que você precisa saber para começar a ler nossos livros no formato digital