Sesc SP

postado em 11/06/2019

Sesc na Flip 2019

Casa Edições Sesc em 2018 | Foto: Edmar Júnior / Sesc
Casa Edições Sesc em 2018 | Foto: Edmar Júnior / Sesc

      


17ª Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre 10 e 14 de julho, presta homenagem a Euclides da Cunha e tem 27 casas parceiras confirmadas, entre elas a das Edições Sesc

 

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 10 e 14 de julho e terá como autor homenageado o escritor Euclides da Cunha. Walnice Nogueira Galvão, organizadora da edição crítica de Os sertões (Ubu Editora / Edições Sesc, 2016) é quem faz a conferência de abertura da Flip 2019, evento que este ano recebe 33 escritores de 10 nacionalidades.

Entre os convidados da Flip estão o professor de cinema Ismail Xavier e o arquiteto Guilherme Wisnik, ambos presentes também na programação da Casa Edições Sesc. Além deles, a editora recebe também outro convidado da Flip, o cineasta português Miguel Gomes. Atualmente ele prepara o filme Selvajaria, uma adaptação de Os Sertões.

A Casa Edições Sesc está localizada na R. Marechal Santos Dias, 20 (R. da Matriz), e estará de portas abertas a partir do dia 11. O espaço vai abrigar lançamentos, bate-papos e outras atividades inspiradas nas publicações do catálogo, além de uma livraria onde os títulos estarão à venda com preços especiais.

No site da Flip é possível conferir a programação oficial do evento e a lista com as 27 casas parceiras confirmadas. Acompanhe a seguir o que preparamos para quem estiver passeando pelas ruas históricas de Paraty:

 

DIA|HORA 

 

  

PROGRAMAÇÃO 

 

  

LOCAL

 

11/07

11h

 

 

  

Sobre livros e leitura

Bate-papo sobre a importância da leitura e políticas de incentivo à prática de ler. Com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, e Sandra Medrano, pedagoga, mestre em didática e especialista em livros e literatura para crianças e jovens.
 

  

Casa Edições Sesc

11/07

15h
 

 

 

  

Eça de Queirós: leituras brasileiras e portuguesas

Lançamento do livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas, obra em que autores brasileiros e portugueses refletem sobre a vertente literária de Eça de Queirós, além de trazer uma antologia de seus textos não ficcionais. Com Benjamin Abdala Jr, organizador da publicação, e as autoras Marli Fantini e Elza Miné.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

17h

 

 

  

Dissonâncias do progresso

Lançamento do livro Mutações: dissonâncias do progresso, obra que discute os impasses entre o progresso material e a regressão dos valores da política e da organização social. Bate-papo com Adauto Novaes, organizador da obra, e os autores Eugênio Bucci e Guilherme Wisnik.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h

 

 

  

A arquitetura de Lina Bo Bardi

Bate-papo sobre a obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Com os arquitetos Abílio Guerra e Marcelo Ferraz, organizador da Coleção Lina Bo Bardi – seis volumes com desenhos, plantas e fotografias dos mais notáveis projetos de Lina, entre eles o MASP - Museu de Arte de São Paulo e o Sesc Fábrica da Pompeia.

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h30

 

 

  

Da lama ao caos

Lançamento do e-book Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?, obra que reconstrói a trajetória do álbum seminal lançado há 25 anos por Chico Science & Nação Zumbi. Com José Teles, organizador do livro, e Lauro Lisboa Garcia, organizador da Coleção Discos da Música Brasileira, selo das Edições Sesc.
 

  

Sesc Paraty

Unidade Santa Rita (R. Dona Geralda, 15)

12/07

11h

 

 

  

Língua portuguesa e cultura moçambicana

Bate-papo sobre a cultura moçambicana. Com o poeta finalista do Prêmio Oceanos de Literatura, Mbate Pedro (Moçambique) e a escritora Isabel Lucas (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade integra as políticas de difusão da língua portuguesa, organizada pela Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa e tem apoio do Prêmio Oceanos de Literatura.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

15h

 

 

  

Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil

Lançamento do livro Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil, obra que reúne documentos históricos, estudos, memórias, romances e anedotas sobre a história da sexualidade no país. Bate papo com o autor Paulo Sérgio do Carmo e Renan Quinalha.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

17h

 

 

  

Patrimônio histórico: memória, negligência e resistência

Lançamento do livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, obra que propõe uma reflexão em torno do direito à memória em contraposição às ações e políticas de apagamento do passado, e ainda discute o patrimônio artístico digital e os dilemas de sua preservação. Bate-papo com a a autora Giselle Beiguelman, Solange Ferraz, Diretora do Museu Paulista e Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional.

  

Casa Edições Sesc

12/07

19h

 

 

  

Simone de Beauvoir e a questão do feminismo hoje

Bate-papo sobre o legado da filósofa, ativista política e ícone do pensamento feminista Simone de Beauvoir. Com a crítica literária Leda Tenório da Motta e a filósofa Izilda Johanson. Encontro marca do lançamento do livro Beauvoir presente, da escritora búlgaro-francesa, Julia Kristeva.

  

Casa Edições Sesc

13/07

11h
 

 

 

  

Democracia Digital

Lançamento dos e-books Acesso negado, de Maria Caramez, e Democracia e os códigos invisíveis, de Sérgio Amadeu. O primeiro reconstrói a história da ideia de propriedade intelectual, desde a legislação aprovada em Veneza, em meados do século XV, aos dias atuais. O segundo aborda a relação entre o avanço dos sistemas algorítmicos e o debate democrático, além de investigar o papel dos algoritmos na mediação e modulação da opinião pública. Bate-papo com os autores.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

15h
 

 

 

  

Reflexões sobre o cinema brasileiro

Lançamento do livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro, obra em que doze autores se debruçaram sobre os interesses intelectuais de Ismail Xavier, tais como as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, as teorias que desenvolveu e sua atuação como crítico. Bate-papo com Ismail Xavier e o crítico de cinema José Geraldo Couto.

  

Casa Edições Sesc

13/07

17h
 

 

 

  

Os sertões: história, cinema e literatura

Bate-papo aborda as intersecções da obra de Euclides da Cunha na literatura e no cinema, tendo como pano de fundo a obra Os sertões. Com a escritora Isabel Lucas (Portugal) e o cineasta Miguel Gomes (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade tem o apoio do Instituto Camões e Prêmio Oceanos de Literatura.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

19h
 

 

 

  

Vozes da MPB

Lançamento da edição revista e ampliada do livro Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, coletânea que reúne 33 encontros com personalidades da nossa música, conversas que revelam os contextos que propiciaram o surgimento não apenas de canções como também de movimentos e estilos musicais. Bate-papo com a autora Patrícia Palumbo e com a cantora e compositora Zélia Duncan.

  

Casa Edições Sesc

 

Veja também:

:: Sesc Paraty | O Sesc traz à Flip 2019 uma mostra das atividades culturais desenvolvidas diariamente em suas unidades por todo o país: apresentações de teatro, dança, música, cafés literários, exposições, oficinas e outras atrações fazem parte da programação oferecida em quatro locais: a unidade Santa Rita e a Casa Edições Sesc, no Centro Histórico; a unidade Caborê e o espaço no Areal do Pontal

:: Do manguebeat a Lina Bo Bardi | Confira o que vai aquecer o primeiro dia de programação da Casa Edições Sesc durante a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty

:: Beauvoir vem à Flip | Debate sobre feminismo e o legado da filósofa francesa será destaque no segundo dia de programação da Casa Edições Sesc durante a Flip 2019

:: Um viva à sétima arte! | Versão cinematográfica de Os sertões e livro que traça a trajetória intelectual de Ismail Xavier junto ao cinema brasileiro estão em pauta no último dia de programação da Casa Edições Sesc durante a Flip 2019

Produtos relacionados