Sesc SP

postado em 11/06/2019

Sesc na Flip 2019

Casa Edições Sesc em 2018 | Foto: Edmar Júnior / Sesc
Casa Edições Sesc em 2018 | Foto: Edmar Júnior / Sesc

      


17ª Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre 10 e 14 de julho, presta homenagem a Euclides da Cunha e tem 27 casas parceiras confirmadas, entre elas a das Edições Sesc

 

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 10 e 14 de julho e terá como autor homenageado o escritor Euclides da Cunha. Walnice Nogueira Galvão, organizadora da edição crítica de Os sertões (Ubu Editora / Edições Sesc, 2016) é quem faz a conferência de abertura da Flip 2019, evento que este ano recebe 33 escritores de 10 nacionalidades.

Entre os convidados da Flip estão o professor de cinema Ismail Xavier e o arquiteto Guilherme Wisnik, ambos presentes também na programação da Casa Edições Sesc. Além deles, a editora recebe também outro convidado da Flip, o cineasta português Miguel Gomes. Atualmente ele prepara o filme Selvajaria, uma adaptação de Os Sertões.

A Casa Edições Sesc está localizada na R. Marechal Santos Dias, 43 (R. da Matriz), e estará de portas abertas a partir do dia 11. O espaço vai abrigar lançamentos, bate-papos e outras atividades inspiradas nas publicações do catálogo, além de uma livraria onde os títulos estarão à venda com preços especiais.

No site da Flip é possível conferir a programação oficial do evento e a lista com as 27 casas parceiras confirmadas. Acompanhe a seguir o que preparamos para quem estiver passeando pelas ruas históricas de Paraty:
 

DIA|HORA 

 

  

PROGRAMAÇÃO 

 

  

LOCAL

 

11/07

11h

 

 

  

Sobre livros e leitura

Bate-papo sobre a importância da leitura e políticas de incentivo à prática de ler. Com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, e Sandra Medrano, pedagoga, mestre em didática e especialista em livros e literatura para crianças e jovens.
 

  

Casa Edições Sesc

11/07

15h
 

 

 

  

Eça de Queirós: leituras brasileiras e portuguesas

Lançamento do livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas, obra em que autores brasileiros e portugueses refletem sobre a vertente literária de Eça de Queirós, além de trazer uma antologia de seus textos não ficcionais. Com Benjamin Abdala Jr, organizador da publicação, e as autoras Marli Fantini e Elza Miné.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

17h

 

 

  

Contradições do progresso

Lançamento do livro Mutações: dissonâncias do progresso, obra que discute os impasses entre o progresso material e a regressão dos valores da política e da organização social. Bate-papo com Adauto Novaes, organizador da obra, e os autores Eugênio Bucci e Guilherme Wisnik.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h

 

 

  

A arquitetura de Lina Bo Bardi

Bate-papo sobre a obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Com os arquitetos Abílio Guerra e Marcelo Ferraz, organizador da Coleção Lina Bo Bardi – seis volumes com desenhos, plantas e fotografias dos mais notáveis projetos de Lina, entre eles o MASP - Museu de Arte de São Paulo e o Sesc Fábrica da Pompeia.

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h30

 

 

  

Da lama ao caos

Lançamento do e-book Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?, obra que reconstrói a trajetória do álbum seminal lançado há 25 anos por Chico Science & Nação Zumbi. Com José Teles, organizador do livro, e Lauro Lisboa Garcia, organizador da Coleção Discos da Música Brasileira, selo das Edições Sesc.
 

  

Sesc Paraty

Unidade Santa Rita (R. Dona Geralda, 15)

12/07

11h

 

 

  

Língua portuguesa e cultura moçambicana

Bate-papo sobre a cultura moçambicana. Com o poeta finalista do Prêmio Oceanos de Leteratura, Mbate Pedro (Moçambique) e a escritora Isabel Lucas (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade integra as políticas de difusão da língua portuguesa, organizada pela Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

15h

 

 

  

Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil

Lançamento do livro Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil, obra que reúne documentos históricos, estudos, memórias, romances e anedotas sobre a história da sexualidade no país. Bate papo com o autor Paulo Sérgio do Carmo e Renan Quinalha.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

17h

 

 

  

Patrimônio histórico: memória, negligência e resistência

Lançamento do livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, obra que propõe uma reflexão em torno do direito à memória em contraposição às ações e políticas de apagamento do passado, e ainda discute o patrimônio artístico digital e os dilemas de sua preservação. Bate-papo com a a autora Giselle Beiguelman, Solange Ferraz, Diretora do Museu Paulista e Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional.

  

Casa Edições Sesc

12/07

19h

 

 

  

Simone de Beauvoir e a questão do feminismo hoje

Bate-papo sobre o legado da filósofa, ativista política e ícone do pensamento feminista Simone de Beauvoir. Com a crítica literária Leda Tenório da Motta. Encontro marca do lançamento do livro Beauvoir presente, da escritora búlgaro-francesa, Julia Kristeva.

  

Casa Edições Sesc

13/07

11h
 

 

 

  

Democracia Digital

Lançamento dos e-books Acesso negado, de Maria Caramez, e Democracia e os códigos invisíveis, de Sérgio Amadeu. O primeiro reconstrói a história da ideia de propriedade intelectual, desde a legislação aprovada em Veneza, em meados do século XV, aos dias atuais. O segundo aborda a relação entre o avanço dos sistemas algorítmicos e o debate democrático, além de investigar o papel dos algoritmos na mediação e modulação da opinião pública. Bate-papo com os autores.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

15h
 

 

 

  

Reflexões sobre o cinema brasileiro

Lançamento do livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro, obra em que doze autores se debruçaram sobre os interesses intelectuais de Ismail Xavier, tais como as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, as teorias que desenvolveu e sua atuação como crítico. Bate-papo com Ismail Xavier e o crítico de cinema José Geraldo Couto.

  

Casa Edições Sesc

13/07

17h
 

 

 

  

Os sertões: história, cinema e literatura

Bate-papo aborda as intersecções da obra de Euclides da Cunha na literatura e no cinema, tendo como pano de fundo a obra Os sertões. Com a escritora Isabel Lucas (Portugal) e o cineasta Miguel Gomes (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade tem o apoio do Instituto Camões e Prêmio Oceanos de Literatura.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

19h
 

 

 

  

Vozes da MPB

Lançamento da edição revista e ampliada do livro Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, coletânea que reúne 33 encontros com personalidades da nossa música, conversas que revelam os contextos que propiciaram o surgimento não apenas de canções como também de movimentos e estilos musicais. Bate-papo com a autora Patrícia Palumbo.

  

Casa Edições Sesc