Sesc SP

postado em 18/06/2019

Do manguebeat a Lina Bo Bardi

José Teles, Marcelo Ferraz, Lauro Lisboa Garcia e Abilio Guerra participam de lançamentos no dia 11
José Teles, Marcelo Ferraz, Lauro Lisboa Garcia e Abilio Guerra participam de lançamentos no dia 11

      


Confira o que vai aquecer o primeiro dia de programação da Casa Edições Sesc durante a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty


Quem estiver em Paraty para acompanhar a Flip 2019, que acontece de 10 a 14 de julho, escutará em palavras o ritmo pulsante do manguebeat de Chico Science & Nação Zumbi. Mais ainda, perceberá como o movimento musical de contracultura, surgido há mais de duas décadas em Recife, não somente se espalhou pelo país como continua tendo muito a dizer.

Prova disso é o recém-lançado e-book Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?, escrito por José Teles, e grande destaque no dia 11, às 19h30, quando a Casa Edições Sesc inicia sua programação durante a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Confira a programação completa aqui).

O livro é o primeiro da coleção Discos da Música Brasileira, cujo objetivo é, em sua primeira fase, revelar histórias por trás de cinco discos-ícones nacionais, sem se ater a alguma ordem cronológica, gênero musical ou origem dos artistas. A organização da série ficou nas mãos do jornalista e crítico Lauro Lisboa Garcia, que, junto com José Teles, falarão na Flip sobre a publicação.

Ótimo contraponto com o debate em torno do Da lama ao caos é a conversa que o público poderá acompanhar também na Casa Edições Sesc, mas, dessa vez no sábado, dia 13, com a jornalista Patricia Palumbo, que há vinte anos está na rádio com o programa Vozes do Brasil, promovendo encontros marcantes com importantes nomes da música brasileira e revelando curiosidades e os processos de criação dos mesmos. Neste ano ela lança pelas Edições Sesc uma edição revista e ampliada do livro Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, tema do bate-papo com o público.

Segundo Patricia, é o amor pela música brasileira e por seus autores e intérpretes que continuam a motivando a realizar um trabalho tão extenso. “A música conecta, transforma, traduz, é uma ferramenta poderosa e acessível e isso é encantador. A partir da minha experiência com a música, que é tão boa, imagino fazer alguma diferença na vida de outras pessoas apresentando a elas essa nossa diversidade. Formar e informar, como o rádio já fez com tanta gente bacana”, comenta.
 

DEMAIS ATIVIDADES NO DIA 11

No primeiro dia de programação da Casa Edições Sesc, outras ótimas atividades já estão confirmadas. Às 11h, o espaço recebe um bate-papo sobre a importância da leitura e de políticas de incentivo à prática de ler com participação de Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, e Sandra Medrano, pedagoga, mestre em didática e especialista em livros e literatura para crianças e jovens.

Admiradores da obra de Eça de Queirós irão se deleitar com o evento de lançamento da edição revista e ampliada do livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas, às 15h. Na ocasião, estarão presentes o professor, crítico literário e organizador da publicação, Benjamin Abdala Jr., e as autoras de textos do livro Marli Fantini e Elza Miné. Quem estiver por lá às 17h poderá acompanhar ainda roda de conversa com o filósofo e jornalista Adauto Novaes, o professor Eugênio Bucci e o arquiteto Guilherme Wisnik. Em pauta, os temas abordados no lançamento Mutações: dissonâncias do progresso.

Já às 19h, a obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi estará em foco em um bate-papo entre os arquitetos Abílio Guerra e Marcelo Ferraz, organizador da Coleção Lina Bo Bardi, que será relançada durante o evento. Os dois falam sobre a grandiosidade da produção de Lina, assim como seu legado.

 

Veja também:

:: Beauvoir vem à Flip | Debate sobre feminismo e o legado da filósofa francesa será destaque no segundo dia de programação da Casa Edições Sesc durante a Flip 2019

:: Um viva à sétima arte! | Versão cinematográfica de Os sertões e livro que traça a trajetória intelectual de Ismail Xavier junto ao cinema brasileiro estão em pauta no último dia de programação da Casa Edições Sesc durante a Flip 2019

Produtos relacionados