Sesc SP

postado em 23/07/2019

Ousadia e consistência

Ismail Xavier, um dos principais pensadores de cinema no Brasil. Foto: Luis Andrade
Ismail Xavier, um dos principais pensadores de cinema no Brasil. Foto: Luis Andrade

      


Coletânea de artigos homenageia os 70 anos de Ismail Xavier e destaca a relevância da sua contribuição ao pensamento cinematográfico

 

Com apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e organizado por Fatimarlei Lunardelli, Humberto Silva e Ivonete Pinto, o livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro presta uma homenagem aos 70 anos de idade de Ismail Xavier, professor universitário e um dos principais teóricos do cinema em atividade.

Para dar conta da pluralidade intelectual do homenageado, o livro foi estruturado a partir de cinco eixos que apresentam a relação de Ismail Xavier com o cinema nacional, as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, os conceitos e teorias que desenvolveu, sua atuação como crítico e, por fim, sua influência e seu legado para gerações de profissionais da sétima arte que foram seus alunos e leitores.

Para comentar a relevância da contribuição de Ismail ao pensamento cinematográfico, os organizadores reuniram professores e pesquisadores nacionais e internacionais: Adilson Mendes, Carlos Augusto Calil, David Oubiña, Fábio Camarneiro, José Geraldo Couto, Leandro Saraiva, Lucia Ramos Monteiro, Marcelo Miranda, Pablo Gonçalo, Robert Stam, Stephanie Dennison e Tunico Amâncio.

A partir dos ensaios, o leitor pode confirmar que ousadia e consistência definem a trajetória intelectual de Ismail. Sua produção abarca desde a elaboração teórica e acadêmica à crítica de filmes feita no calor da hora, e se debruça não só sobre o especificamente cinematográfico, mas também sobre uma reflexão mais ampla a respeito da produção e da política cultural brasileira. 

“Ismail Xavier (...) é um dos nomes no Brasil e no mundo que faz da austeridade exibida pelo trabalho mental uma forma bela e agradável de percorrer os caminhos que consideramos espinhosos, deixando-nos à vontade com suas palavras fluidas e seu aprendizado eficaz”, observa o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

 


Trecho do livro

 

Sobre os organizadores

Fatimarlei Lunardelli é jornalista formada pela UFRGS com mestrado e doutorado em cinema pela USP. Autora dos livros Ô psit: o cinema popular dos Trapalhões (1996); Quando éramos jovens: a história do clube de cinema de Porto Alegre (2000) e A crítica de cinema em Porto Alegre na década de 1960 (2008). Professora de teoria, crítica e análise fílmica, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Humberto Pereira da Silva é professor de filosofia, ética e história do cinema na Faap e crítico de cinema; editor da revista Mnemocine, autor dos livros Ir ao cinema: um olhar sobre filmes (Musa Editora, 2006), Glauber Rocha: cinema, estética e revolução (Paco Editorial, 2016) e Ver e ver como (Paco Editorial, 2018).

Ivonete Pinto é jornalista, doutora em cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; docente no curso de cinema e audiovisual da UFPel; vice-presidente da Abraccine entre 2011-2015 e presidente da ACCIRS na gestão 2008-2010; co-editora da revista Teorema Crítica de Cinema; colaboradora da revista on-line Orson; conselheira editorial de publicações como Cadernos Forcine e Mnemocine; autora dos livros A mediocridade (1989), Descobrindo o Irã (2005) e Samovar nos trópicos (2003) e organizadora, com Orlando Margarido, de Bernadet80: impacto e influência no cinema brasileiro (Paco /Abracine).

 

*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro

Bate-papo com as organizadoras Fatimarlei Lunardelli e Ivonete Pinto e com o presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva.     

onde:

47º Festival de Cinema de Gramado | Hotel Serra Azul - R. Garibaldi, 152 - Centro, Gramado - RS.

quando:

22 de agosto de 2019, quinta-feira às 15h.

quanto:

Grátis. 

o que:

Lançamento do livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro

Bate-papo com Ismail Xavier e os organizadores Humberto Pereira da Silva, Fatimarlei Lunardelli e Ivonete Pinto, seguido de sessão de autógrafos     

onde:

Livraria Martins Fontes Paulista | Av. Paulista, 509 - Paraíso, São Paulo - SP

quando:

20 de setembro de 2019, quinta-feira às 19h30.

quanto:

Grátis. 

 

Produtos relacionados