Sesc SP

postado em 25/07/2019

Prazeres e pecados ao sul do Equador

Detalhe da arte de capa do livro Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil
Detalhe da arte de capa do livro Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil

      


Livro de Paulo Sérgio do Carmo traça um panorama da sexualidade no Brasil e aborda tópicos atuais, como os tabus e as questões de gênero e diversidade 



Lançado pelas Edições Sesc São Paulo durante a Flip 2019, Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil apresenta um panorama da sexualidade no Brasil desde a chegada dos europeus e de seus primeiros contatos com os povos autóctones, até os dias atuais, quando a discussão sobre gênero alcança dimensões políticas e sociais de proporções semelhantes às da revolução sexual dos anos 1960.

Para apresentar os mitos, tabus, impedimentos e subversões, o autor lança mão de uma pesquisa que parte de documentos históricos – e retóricos, como não se pode deixar de perceber nos escritos dos séculos XVI e XVII –, estudos, memórias, romances e anedotas, equiparando discursos variados e alcançando, a partir dessa metodologia, um texto atraente sem perder o rigor teórico.

“(...) O presente livro constitui mais do que um panorama da sexualidade no Brasil, pois além de explorar a relação intrínseca das práticas sexuais com as noções de prazer e de pecado, ele possibilita pensarmos sobre os mecanismos sociais de poder ao longo da história moderna e contemporânea do país, permitindo indagar sobre a natureza daquilo que nos constitui como sujeitos sociais”, observa Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, no texto de apresentação da obra.

No total, 23 capítulos abordam grande variedade de temas a propósito da sexualidade brasileira ao longo de um vasto período histórico. Ao tratar de uma questão tão instigante como a vivência da sexualidade, Paulo Sérgio do Carmo procurou manter um equilíbrio, ainda que instável, entre a sensação e a razão intelectual. O resultado é um trabalho mais factual e descritivo do que reflexivo, que deixa as interpretações abertas à imaginação do leitor.


Sobre o autor

Paulo Sérgio do Carmo é professor universitário, formado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou as seguintes obras: Entre a luxúria e o pudor: a história do sexo no Brasil (Octavo), indicado ao Prêmio Jabuti, em 2012, na categoria Ciências Humanas; Merleau-Ponty: uma introdução (Educ); Culturas da rebeldia: a juventude em questão (Senac); Sociologia e sociedade pós-industrial: uma introdução (Paulus); A ideologia do trabalho (Moderna); O trabalho na economia global (Moderna) e História e ética do trabalho no Brasil (Moderna).


Veja também:

:: trecho do livro


*Serviços:

o que:

Bate-papo com Paulo Sérgio do Carmo

onde:

FLITPP | Presidente Prudente - SP

quando:

18 de agosto de 2019, domingo às 18h30.

quanto:

Grátis. 

 

Produtos relacionados