Sesc SP

postado em 01/08/2019

Cultura do esquecimento

memoria-amnesia-dest-2

      


Professora e artista, Giselle Beiguelman apresenta ensaios textuais e visuais que trazem à tona questões sobre o direito à memória nas artes e no espaço público



As Edições Sesc São Paulo lançam o livro Memória da amnésia: políticas do esquecimento, de Giselle Beiguelman. A artista, professora e pesquisadora reúne ensaios textuais e visuais sobre as estéticas e as políticas de preservação da memória – e as ações sistemáticas que as transformam, também, em políticas do esquecimento. Ao mesmo tempo em que se volta às construções e aos monumentos do passado, Beiguelman expõe as relações contemporâneas dessas obras com os fixos e fluxos das cidades, num contraponto entre a ruína e o futuro.

Introduzidos por um ensaio crítico, os capítulos tratam de projetos realizados pela autora em diferentes contextos, no espaço urbano e nos espaços informacionais das mídias e das redes. O primeiro deles, intitulado “Beleza convulsiva tropical” – uma intervenção feita na 3ª Bienal da Bahia (2014), no Arquivo Histórico do Estado – discute a tensão entre natureza e cultura, o informal e o formal, o enfrentamento entre controle e descontrole que se emaranham à história cultural e urbana do Brasil.

O segundo capítulo, “Memória da amnésia”, dá nome ao livro e é fruto de uma exposição realizada pela autora em 2015. Com foco nos depósitos de monumentos da cidade de São Paulo, o projeto incluiu o traslado de um conjunto de obras e fragmentos de monumentos do depósito do Canindé para o interior do Arquivo Histórico Municipal, onde ficaram expostos, deitados, por quatro meses.


A memória digital

Os dois capítulos seguintes tratam de trabalhos realizados por Beiguelman com mídias digitais. “Já é ontem? ” apresenta um longo ensaio visual a partir de fotografias e frames que documentou, de 2010 a 2017, as transformações da zona portuária do Rio de Janeiro (o Porto Maravilha), com ênfase na demolição da Perimetral e no entorno da praça Mauá. O seguinte, "Museu das perdas para nuvens de esquecimento", discute as dificuldades de lidar com a memória das redes a partir da obra de net art O livro depois do livro e sua incorporação ao acervo do MAC-USP.


Incêndio no Museu Nacional

Memória da amnésia já estava quase pronto quando, em 3 de setembro de 2018, um incêndio transformou em ruínas o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Diante dessa tragédia, Beiguelman incluiu um último capítulo, intitulado “Beleza compulsiva tropical”, em que o incêndio é lido sob o signo das catástrofes e como uma metáfora do nosso passado recente.

De modo geral, todas essas abordagens dizem respeito às disputas pela visibilidade no campo da memória e acompanham os propósitos e esforços daqueles que constroem determinadas narrativas e analisam suas consequências nos espaços das cidades.

Sobre a autora

Giselle Beiguelman pesquisa a preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século XXI. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É professora livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e foi coordenadora do curso de design da instituição de 2013 a 2015. Entre seus projetos recentes destacam-se Memória da amnésia (2015), Odiolândia (2017) e a curadoria de Arquinterface: a cidade expandida pelas redes (2015). É membra do Laboratório para outros Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge (Humboldt-Universität zu Berlin). Autora de diversos livros e artigos sobre arte e cultura digital, suas obras integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Yad Vashem (Israel), Latin American Collection – Essex University (Inglaterra), MAC-USP e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi editora-chefe da revista seLecT (2011-2014) e é colunista da Rádio USP e da revista Zum. Entre suas publicações, destacam-se O livro depois do livro (2003), Nomadismos tecnológicos (com Jorge La Ferla, 2011) e Futuros possíveis: arte, museu e arquivos (com Ana Gonçalves Magalhães, 2014).


Veja também:

:: vídeo

 

:: trecho do livro




*Serviços:

o que:

Lançamento do livro Memória da amnésia: políticas do esquecimento

onde:

MAR - Museu de arte do Rio | Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

quando:

Dia 17/08 - terça-feira, às 18h.

quanto:

Grátis.


o que:

Lançamento do livro Memória da amnésia: políticas do esquecimento

onde:

Escola Senac | Shopping Total - Av. Cristóvão Colombo, 545 - Floresta, Porto Alegre - RS

quando:

Dia 21/08 - quarta-feira, às 18h.

quanto:

Grátis.


o que:

Lançamento do livro Memória da amnésia: políticas do esquecimento após a conferência de abertura do 14º Simpósio de Arte Contemporânea: Projetos Curatoriais 

A 14ª edição do Simpósio de Arte Contemporânea: Projetos Curatoriais é um evento realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART), com promoção do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) no Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Após a conferência, às 10h, acontece o lançamento com sessão de autógrafos do livro com Giselle Beigueman.

onde:

Universidade Federal de Santa Maria | CCR - CAMPUS SEDE - Av. Roraima nº 1000 - Cidade Universitária, Bairro Camobi,  Santa Maria - RS

quando:

Dia 28/08 - quarta-feira, às 9h15.

quanto:

Inscrições: R$ 30,00 (saiba mais)


o que:

Lançamento do livro Memória da amnésia: políticas do esquecimento

onde:

Livraria da Vila| R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo - SP

quando:

Dia 12/09 - quinta-feira, às 19h30.

quanto:

Grátis.

 

Produtos relacionados