Sesc SP

postado em 12/12/2019

Mistérios de um enigma

Foto: Eduin Escobar | Pixabay
Foto: Eduin Escobar | Pixabay

      


No e-book A origem e o fim do tempo, Ulisses Capozzoli investiga a natureza e a presença do tempo que, apesar de "não se revelar", ainda assim marca todas as formas como a vida se revela

 

Apesar de ser parte integral da nossa vida, a ciência, com o seu desenvolvimento e especialização, pode acabar fugindo da percepção das pessoas que não a exercem como profissão. Para aproximar a ciência das “pessoas comuns”, o campo da divulgação e comunicação científica tem se desenvolvido muito nas últimas décadas. Nesse sentido, a coleção Ciência no Cotidiano, série de livros digitais publicados pelas Edições Sesc, explicam em linguagem acessível, mas sem perder de vista o rigor científico, alguns dos conceitos mais fascinantes da ciência.

Após o lançamento de Uma biografia da água: desde sua origem na infância do universo e de Um fantasma leva você para jantar: do cosmos ao GPS; é a vez do jornalista e especialista em divulgação científica Ulisses Capozzoli abordar um dos temas que mais fascinam a humanidade no e-book A origem e o fim do tempo: interpretações da física e da filosofia. Nele, o autor investiga a natureza e a presença do tempo que, apesar de "não se revelar", ainda assim marca todas as formas como a vida se revela. 

 


Coleção Ciência no Cotidiano

 

Com uma prosa leve e que “faz o tempo voar”, Capozzoli traduz conceitos complexos, como a relatividade de Einstein e a possibilidade de se viajar no tempo, e a mecânica quântica, onde “não há nenhum rastro do tempo”. Além de Einstein, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Newton e Stephen Hawking, muitos outros cientistas e filósofos aparecem com suas concepções sobre o tempo e conceitos como a velocidade da luz, os buracos negros, o big bang e por quanto tempo os seres humanos sobreviverão.

Na introdução de A origem e o fim do tempo, Capozzoli já avisa que o tempo é, por natureza, esquivo, arredio. Segundo ele, o tempo “está repleto de armadilhas” e “pode nem existir”, ser apenas uma estratégia da mente humana para ordenar acontecimentos como o nascimento e a morte. Seja como for, este terceiro volume da coleção Ciência do Cotidiano serve como guia para todos aqueles que já se pegaram refletindo sobre os mistérios do tempo, talvez o maior de todos os enigmas.  

 


A ORIGEM E O FIM DO TEMPO
interpretações da física e da filosofia

Ulisses Capozzoli
Coleção Ciências no Cotidiano
2019 | Livro Digital
ISBN 978-85-9493-197-9 
 

À venda na loja virtual ou no aplicativo de sua preferência:

:: Amazon
:: Apple iBooks Store
:: Google Play Livros
:: Kobo
:: Wook