Sesc SP

postado em 01/04/2020

Boca do Amazonas

boca-amazonas-dest

      


Obra retrata o cotidiano periférico da sociedade amazônica, a defesa pela educação, a oralidade dos habitantes e a dimensão cultural relacionada à preservação da floresta e à pluralidade étnica

Por Francisco Foot Hardman*

 

Este é um livro predestinado. Willi Bolle, antigo corredor da São Silvestre, professor calejado que trocou desde sua primeira juventude a Alemanha pelo Brasil (e não se arrependeu!), volta a nos surpreender com este ensaio emocionado-emocionante sobre a Amazônia vivida e representada por um escritor inigualável, que a ela dedicou obra e existência inteiras, por quase meio século e dez romances, desde o início dos anos 1940 ao final dos 1970: Dalcídio Jurandir (Ponta de Pedras, 1909 – Rio de Janeiro, 1979).

Bolle informa-nos, em sua apresentação, que este Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir encerra a trilogia iniciada com os ensaios Fisiognomia da metrópole moderna (1994), em que desponta São Paulo como protagonista, e grandesertão.br: o romance de formação do Brasil (2004), sobre a obra-prima de Guimarães Rosa. Ambos inspirados de modo inventivo e nada burocrático nas reflexões de Walter Benjamin sobre o narrador moderno. Boca do Amazonas segue essa mesma trilha, mas eu diria que, invertendo a ordem cronológica e espacial da viagem que levou seu autor da megacidade ao sertão e à infinita Amazônia, é agora a Amazônia que volta com sua fúria e beleza, com suas palavras a decifrar, com sua natureza, cultura e povos ameaçados a nos invadir, a nos questionar, a nos sorver em seu turbilhão de águas colossal. Água que é também fogo destruidor, entre tanta poesia e quase total incompreensão – do lado de cá dito civilizado.

 


Willi Bolle. Divulgação Sesc

 

Se Dalcídio permaneceu “regional”, é porque as elites do Centro-Sul-Sudeste do Brasil, ao contrário do que apregoam agora algumas de suas vozes oficiais, nunca incorporaram a Amazônia à sociedade e cultura nacionais. Nunca a consideraram como patrimônio socioambiental e fonte de conhecimento científico e humanístico inesgotáveis. A ser, sim, protegida dos ávidos predadores de sempre, única forma de garantir a soberania da nação sobre o seu próprio destino. Mas, não: deixaram-na ao sortilégio de entradas, bandeiras e monções, aos barões da cobiça extrativista e predatória de ontem e hoje, aos escravistas, genocidas e etnocidas de sempre. Aos aventureiros da desgraça que aí estão. E tal processo, permanente na Colônia, no Império e na República, só se fez acelerar desde os anos 1970, e mais ainda no século atual.

Pois com este “Ciclo do Extremo Norte” magistral que nos legou Dalcídio, aqui revisitado com amor e argúcia admiráveis por Willi Bolle, a leitura da Amazônia, especialmente dessa Boca do Amazonas que constitui a brilhante civilização marajoara-paraense, ganha novos ângulos, cores e sobretudo vidas, passadas e presentes.

 


Dalcídio Jurandir. Reprodução: Portal Amazonas

 

Ao ficar mais de uma década debruçado sobre seu objeto de estudo, Bolle não deixou por menos. Quem o conhece não se admira, de fato, pois reúne como poucos o dom do mestre à paixão sem cura do pesquisador-viajante. Viajou por toda a Amazônia e fixou residência numa das metrópoles mais belas do Brasil: Belém do Pará.

E, para atestar a vitalidade da literatura de Dalcídio Jurandir, trabalhou coletivamente na escola estadual de ensino fundamental e médio (EEEFM) Dr. Celso Malcher, em Belém, levando ao palco, com professores e alunos de lá, montagens teatrais de vários romances do autor em pauta. A escola está localizada no bairro pobre e periférico de Terra Firme, vizinho do rio Guamá e do campus da Universidade Federal do Pará. Esse mergulho numa das realidades mais pungentes do universo de Dalcídio contou ainda com a valiosa colaboração do NAEA, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Toda essa riquíssima experiência dramatúrgica foi incorporada ao presente volume, com fotos e textos que trazem o tema das periferias urbanas para o centro da cena e da leitura. E para o centro da educação: não poderia haver melhor homenagem a Dalcídio, que tinha a escola como bandeira – atualmente rasgada pelas autoridades que deveriam zelar por ela.

 


Cena da peça Entre o ginásio e a escola da rua, adaptação dos romances
Primeira manhã (1967) e Ponte do Galo (1971). Reprodução do livro

 

Comecei dizendo que este é um livro predestinado. Sim, porque traz ao cerne de nossos estudos literários, culturais, históricos e sociais – Bolle, sabiamente, e ao contrário de certos modismos pedantes, nunca os separou – a Amazônia que nos falta redescobrir: a do arquipélago de Marajó, a da metrópole belenense, a de suas periferias urbanas-regionais-planetárias, a dessa cidade mágica que é Gurupá, na confluência do rio Xingu com o delta do Amazonas. Delta que equivale a boca e que são na verdade muitas bocas: as dos “romances-rios” de Dalcídio e as dos que têm fome.

Com clareza de mestre que ama seu ofício e exatidão meridiana de viajante que não quer se perder, Willi Bolle é o dono da bola e da voz, e nos dá uma goleada de Brasil. Devemos – urgentemente – resgatar a Amazônia sequestrada e trazê-la para o âmago da história brasileira e do mundo contemporâneo, aqui e agora, antes que as visões dessa utopia comunitária entre ilhas, cidades, rios e florestas não sejam apenas clareiras desmatadas e a memória do nunca mais.

 


Trecho do livro

*Francisco Foot Hardman é professor livre-docente na área de Literatura e Outras Produções Culturais do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL, Unicamp). Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro.
 

Produtos relacionados